Comprando livros pela internet

terça-feira, novembro 19, 2013

Mesmo com o Kindle, eu compro livros físicos. Em uma quantidade menor do que antes, sem dúvida, mas tem coisas que o papel não substitui. Graphic novels, por exemplo, o meio tradicional ainda é o melhor. Certos livros que gostei muito, como Harry Potter, Jogos Vorazes, eu compro no papel mesmo. Livro no Brasil é caro, mas dá para fugir dos preços abusivos e se dar bem na hora da compra.



Gosto muito mesmo de ir às livrarias, cheirar aquele ambiente mágico, percorrer as estantes, escolher com calma. Mas com a coluna desse jeito, eu fico mais em casa mesmo. Porém, não deixarei de comprar livros por causa disso, certo? A internet é uma ferramenta maravilhosa, basta saber usar. Mas é preciso tomar cuidado também. Nem tudo o que a gente vê ali é verdadeiro e honesto. Gente sacana tem em tudo quanto é lugar.

Vou dar um exemplo de uma compra que fiz recentemente que foi o Turma da Mônica - Laços, a segunda graphic novel da série. Estava caro em outras lojas, eu desisti de comprar por causa disso. Dei mancada com o Pavor Espaciar, poderia ter saído bem mais barato se eu tivesse seguido minhas próprias regras. Mas né? Já foi.

A pesquisa

Eu sempre uso o Bondfaro para fazer minhas pesquisas e encontrar livros mais baratos. Existem outras ferramentas, mas estou acostumada com essa. Na linha de pesquisa, é só digitar o nome do produto que você quer e mandar buscar. A tela seguinte mostra o livro que você quer e a faixa de preço encontrada.


A escolha da loja

O legal destas ferramentas é observar as lojas, e seus diferentes preços, mas também visualizar a posição no ranking do E-bit das mesmas. Uma colocação ruim significa que aquela loja não entrega produto no prazo, ou não entrega o produto, tem problemas de pagamento, cobra a mais, coisa do tipo. É sempre importante ter certeza que a loja é confiável. Se o E-bit não deixar muito claro, você pode ir ao Reclame Aqui, buscar o nome da loja e ver quais são os perrengues que os consumidores tiveram com ela.

Esse ranking é importante

Procure também os comentários dos consumidores no próprio Bondfaro, isso ajuda bastante. Já existem algumas lojas onde costumo comprar sempre:

  • Extra
  • Casas Bahia
  • Walmart
  • Ponto Frio

Pode reparar que todas são mega lojas de eletrodomésticos, mas elas conseguem acordos melhores com as editoras e distribuidoras e conseguem baixar o preço dos livros. Basta ver o preço do Turma da Mônica - Laços em algumas delas.


Reparou na disparidade dos preços? As diferenças ultrapassam os dez reais. Por isso que é importante pesquisar na hora de comprar. Existem ótimas livrarias nesta lista, como a Cultura, mas eu só compro ali quando não encontro em nenhum outro lugar, ou quando quero algum livro importado - pois lá até que sai em conta. Tirando isso, sempre apelo para o lugar com os menores preços.

Mas atenção: nem sempre o preço mostrado na tela é o mesmo que está na loja. Já aconteceu de eu clicar para ir ao preço e encontrar um valor maior ou menor. No caso da Turma da Mônica - Laços, eu cliquei no Extra e o valor estava menor do que aquele informado no Bondfaro.


Já na livraria Saraiva...


Livraria Cultura, Travessa e Cia. dos Livros costumam ser as mais careiras, mas já comprei na Cia. dos Livros e o preço esteve bem em conta, e ainda ganhei um cupom de desconto. Por isso que eu falo, pesquise muito. Você pode demorar mais um pouquinho, mas vai poupar mais.

Também gosto de comprar pelo Submarino, mas apenas por ter o cartão da loja e por poder comprar em quantidade, com parcelamentos maiores. Mas lá tem um grande problema: você não encontra todos os livros. Estive procurando A 5ª Onda para comprar e fui no Submarino direto. Não tinha. O lugar mais barato apontado pelo Bondfaro foi justamente a Cia. dos Livros.

A compra, o pagamento e tudo mais

Nesta etapa é sempre bom tomar cuidado. Tenha certeza que seu computador esteja livre de malware e outras chateações virais que sempre acometem quem navega muito pela internet. Um bom antivírus funcionando é fundamental. Gosto de comprar pelo cartão de crédito, em especial se dá para parcelar, mas valores pequenos sempre tento pagar à vista. Entra aí a questão das lojas grandes. Quanto menor for a loja, menores são as opções de pagamento e maiores serão os fretes também.

Comprei o Turma da Mônica - Laços pelo Extra e o frete para São Paulo capital ficou em 1,80. O melhor das grandes lojas são as diversas opções de pagamento, indo de boletos, débito em conta, PayPal, cartão de crédito e, às vezes, até débito. O Ponto Frio, por exemplo, deixa pagar até com dois cartões de crédito. Gosto das lojas que possuem o débito online em conta, pois o pagamento é na hora, no mesmo dia e você recebe o produto mais rápido também. Em geral, as lojas trabalham com Banco do Brasil, Itaú e Bradesco. Fica a dica para quem trabalhar com esses bancos. Salve o comprovante do débito online no seu computador também. O Banco do Brasil, por exemplo, deixa salvar em PDF.

Formas de pagamento variadas são sempre bem vindas. 

Fique atento ao prazo de entrega. Foram raras as vezes em que tive qualquer problema com eles. Muitos entregam pelo correio mesmo, outros possuem entregadores próprios, como a Livraria Cultura, o Submarino, a Saraiva. Certifique-se que têm alguém em casa para receber. Verifique a nota fiscal quando receber, para ter certeza que foi faturado corretamente e GUARDE-A. Sempre guarde os comprovantes. Eu tenho uma pastinha plástica onde elas estão guardadas junto com as contas pagas todo mês. Estando tudo em um lugar só, se for preciso devolver ou trocar, a nota fiscal é sempre necessária.

Outra coisa muito importante: se a loja não for conhecida, evite. Volta e meia eu faço pesquisas e me deparo com preços muito abaixo dos praticados pelo mercado e em livrarias das quais nunca ouvi falar. Isso pode ser treta, portanto não compre. Mesmo que o preço pareça tentador - e isso vale para qualquer coisa que você comprar pela internet - nunca, jamais entre nesta roubada de ir pelo preço muito baixo. Isso pode ser golpe dos feios. Opte sempre por nomes mais conhecidos. A reputação das lojas grandes é sempre uma preocupação para elas. Dessa forma, o que elas puderem fazer para agradar ao cliente, será feito.


Tenha em mãos nome, email e telefone das lojas para o caso de dar alguma zica. Aconteceu algo assim comigo com a Livraria Cultura. O livro estava pago e eles diziam que não. Entrei em contato por telefone, demoraram para me atender, mas dias depois, o assunto estava resolvido. Crie uma pastinha no seu email utilizado nos cadastros das lojas (tente sempre usar o mesmo). Eu criei uma chamada Compras via Net e jogo lá todos os emails recebidos pelas lojas. A cada passo da compra, a loja (em geral) manda um email avisando do status: o número do pedido gerado tem que estar bem visível e vir no email; se já foi pago, se já foi enviado, até se já foi entregue. São informações importantes.

Tudo o que eu comprei, até agora, veio em muito bom estado, bem embalados e sem defeitos. Mas o Submarino, às vezes, me entregou livros amassados. Imagino que tenha sido no transporte. Depois de um tempo na estante e pressionado pelos outros, o livro endireitou. Se isso te incomodar, pode tentar a troca com a loja. Saraiva e Livraria Cultura costumam embrulhar o livro no plástico bolha e eles veem perfeitinhos.

E o mais importante: leia sempre! No Kindle, no Kobo, lendo os livros físicos, lendo bula de remédio, ler é sempre muito bom e bem vindo. Comprando bem, a estante estará sempre cheia.

Até mais!

Uma casa sem livros é como um corpo sem alma., Cícero (106 a.C. - 43 a.C)

Sybylla

Fã do futuro e da ficção científica. Geógrafa, professora, blogueira, escritora de FC. Capitã da Frota Estelar. Esperando para voltar para o meu planeta. Leia mais.





Leia esses também...

0 comentários

Viajantes

Curta no Facebook

❤️


"A ficção científica é um substituto para todos os lugares que eu nunca vou alcançar nessa vida."

James W. Harris