ET de Varginha, esse cara legal!

quarta-feira, agosto 14, 2013

A presidente Dilma causou um rebuliço ao fazer uma brincadeira com o nosso querido alienígena de Varginha na semana que passou. Ela disse que tem muito respeito pelo ET, o que se espalhou pelas redes sociais como fogo em palha. Além de muita gente não ter entendido a brincadeira, reacendeu a polêmica ufológica brasileira do século e atraiu novamente os olhares para esta cidade mineira.



A cultura pop se apoderou do mito do alienígena visitando a Terra de tal maneira, que hoje é uma poderosa ferramenta de marketing para atrair turistas e público interessado no assunto. A cidade de Roswell, no Novo México, EUA, é uma das principais referências quando se fala de acidentes e contados alienígenas. No Brasil, Varginha é o polo que atrai os curiosos para posar ao lado do ET, que possui suas devidas homenagens pela cidade.

Eu lembro bem de quando o caso foi ao ar, todo o sensacionalismo no Fantástico e nos jornais durante dias. As meninas apavoradas sustentaram a história e acredito que sustentam ainda hoje. Não duvido que elas acreditem de fato que tenham visto um alienígena e que isso as apavorou profundamente. O avistamento começou a se espalhar, as pessoas foram sustentando o caso e a coisa tomou grandes proporções. Hoje você pode comprar artesanato com a carinha do ET, posar para foto, virou uma sensação.


A cultura alienígena é algo que, dificilmente, alguém não tenha se deparado ao menos uma vez na vida. Existem aqueles que acreditam piamente na presença de alienígenas na Terra, tanto hoje quanto no passado e tem os que não pensam muito no assunto. Tem os que apresentam dúvidas, tem os que morrem de medo deles ou que até já tiveram encontros com estes seres. Mas de uma maneira geral, tudo o que vejo é uma troca.

Se antes a raça humana creditava sua origem aos deuses, a deus e aos misteriosos desígnios, com o avanço da ciência e com a insuficiência de credibilidade nas religiões, começou uma busca por outra explicação. E para alguns, os aliens são a melhor resposta, como se a origem e evolução da vida no nosso planeta ao longo de milhões de anos não fosse fantástico o suficiente. A impressão que dá é que a ausência de uma explicação extraordinária na nossa posição no universo, na nossa origem e evolução desclassifica a nossa própria raça como algo magnífico.

E se você não acredita nem na ciência e nem nas religiões, o que é que resta? Os aliens, claro! Houve um troca de crenças. Antes, os deuses, hoje os aliens. Os eventos extraordinários que acontecessem no passado, eram os anjos, eram ações de deus. Hoje, foram os aliens. Eles que vieram aqui para modificar o DNA dos primeiros primatas para dar origem à raça humana. Eles que ajudaram o tapado do ser humano a construir as magníficas construções de tijolos e pedras que temos pelo planeta.

O livro de Strieber (que virou filme também), popularizou os chamados Gray Aliens por causa da capa.

Já me chamaram de descrente, já me ofenderam, me xingaram, tudo porque eu não acredito nos alienígenas fora da ficção científica. Desejaram que eu fosse abduzida para que eu finalmente acreditasse na vinda deles aqui no nosso planeta. Poxa, cara... Sério mesmo? Se fosse abduzida eu tentaria surrupiar alguma coisa na nave para trazer de volta para que as pessoas não acreditassem apenas na minha palavra idônea de um encontro alienígena.

Curta Momentum Saga no Facebook

O cérebro do ser humano é muito maleável. Somos facilmente impressionáveis. Eu assisti ao filme Os Escolhidos e cheguei a sonhar com um dos ETs daquele filme maldito! Eu não posso dizer, baseada num sonho, que fui visitada por alienígena. Ou será que é uma sugestão enviada pelo chip alienígena que eles implantaram em mim? (ironia detected)

A melhor cena para descrever o poder deste mito sobre a sociedade atual é do filme Contato. A Dra. Arroway chega ao completo de telescópios após o anúncio do sinal de Vega e encontra um estacionamento de fãs e entusiastas de alienígenas, dançando, cantando, fazendo orações, fazendo churrascos, tentando ouvir sinais de fora. Até mesmo neonazistas, dizendo que Hitler vivia em Vega, por causa do conteúdo da mensagem. É a cultura pop-alien descrita com pouca coisa.


Deixe seu comentário. O que você achou da brincadeira da presidente? E os aliens? Acredita neles? Já viu OVNIS?

Até mais!


Leia mais:

"Tenho muito respeito pelo ET de Varginha", diz Dilma

Sybylla

Fã do futuro e da ficção científica. Geógrafa, professora, blogueira, escritora de FC. Capitã da Frota Estelar. Esperando para voltar para o meu planeta. Leia mais.





Leia esses também...

0 comentários

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Viajantes

Curta no Facebook

❤️


"A ficção científica é um substituto para todos os lugares que eu nunca vou alcançar nessa vida."

James W. Harris