5 grandes clichês da ficção científica

Quem acompanha o blog, sabe. Eu não sou contra os clichês. Adoro alguns deles. Sou apenas contra o seu mau uso. E sabemos que existem muitos, mas muitos clichês sendo mal aproveitados pela indústria do cinema e também por autores que vivem repetindo todos eles à exaustão. Com um pouco de criatividade, ele funciona. Mas quando não funciona, temos uma listinha bacana e comentada deles.




5. O cientista ultra obcecado
Dr. Rush, Stargate Universe
Alguém aí lembra daquele cientista super ultra mega obcecado por sua ciência ou objetivos escusos, capaz de colocar a vida de pessoas inocentes em risco por sua causa? Pois é. De quantas franquias você se lembra dele? Pois é, de novo. Eu sempre achei que a ciência (maior parte dela) tivesse um código de ética. Parece que o RH de algumas franquias deve rever seus procedimentos de contratação de cientistas.


4. Tecnologia alienígena que funciona por milhões de anos
O Stargate enterrado na neve
Não é um mau clichê, só acho que deveria ser melhor explicado. Stargate inteiro se baseia nessa tecnologia que não sofre desgaste, não enferruja, não quebra... Vai ver eles não conheciam a obsolescência programada, tampouco eram capitalistas. Nossa sociedade se baseia no consumo e as coisas precisam perecer para você comprar mais. Invejinha desses aliens.


3. Alienígenas monoculturais
Os Klingons da série clássica de Star Trek
Enquanto na Terra nós temos trocentas etnias, idiomas, culturas, diferenças, todos os alienígenas, todos, todos, todos eles são monoculturais, todos eles são iguais no idioma, na roupa, no sistema político, no modo de se vestir, em tudo. Eu até posso entender que com o passar do tempo algumas etnias e linhagens culturais sumam ou pereçam, mas todas? Se a globalização nos ensinou alguma coisa é que as diferenças culturais foram sobressaltadas ao invés de suprimidas.


2. Alienígenas e humanos podem cruzar entre si na boa
Cena do filme Species
Todos os alienígenas são divididos em macho e fêmea, todos respiram a mesma composição atmosférica, todos possuem gametas com 23 cromossomos cada um, todos formam pares amáveis e contentes, com suas crianças híbridas correndo por aí. A desculpa de todos os enredos é que houve um "ancestral comum" a todas às raças. Até Star Trek explica dessa forma. Será que o padrão humanoide é assim tão dispersado pelo universo a ponto de estarmos no mesmo patamar biológico?


1. Alienígenas com propósitos incompreensíveis invadem a Terra e querem nos destruir, também por motivos incompreensíveis
Alienígena com alergia a água do filme Sinais
Esse é um grande mistério para mim. Primeiro, o de achar que só a Terra terá certos compostos únicos, como... água. Como se fôssemos a pica das galáxias e só nós fôssemos importantes no universo inteiro, cheio de planetas por aí. Segundo, alienígenas psicopatas que vem aqui para nos destruir. Do nada, sem que a gente fizesse nada, nem roubasse o sinal do wi-fi, mas eles acham legal vir aqui para vandalizar tudo.

Comente sobre outros clichês da ficção científica.

Até mais! 👽

Comentários

  1. Estou assistindo Voltron do Netflix e ele se encaixa muito nos itens 2, 3 e 4. Mas o que mais me incomoda é que a arma mais poderosa do universo é um robô gigante que esteve desaparecido por 10 mil anos, e como todo esse tempo disponível para pesquisa, os vilões não conseguiram construir nada melhor.

    ResponderExcluir
  2. Os alienígenas podem querer destruir a terra para construir uma via expressa espacial, por exemplo... :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou porque a Terra atrapalha a vista para outro corpo celeste.

      Excluir
  3. O militar que PRE-CI-SA dissecar o alienígena encontrado. Veja bem, é uma criatura incrível, mas você acha mesmo que tentar contato vale mais a pena que ABRIR A BARRIGA dele?

    ResponderExcluir
  4. Acho interessante quando o alienígena fala algo que não seja inglês... Não precisa ser klingon, que tem até aula no Duolingo (acho que tá em beta pra língua inglesa). Pode ser incompreensível mesmo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)