O que ver na TV?

quarta-feira, março 06, 2013

O post passado foi muito triste para quem é fã de ficção científica. Estamos órfãos, abandonados, desolados... Ainda há alguma esperança na programação? Algumas produções surgiram de dois anos para cá que trazem essa premissa. Mesmo que tenham seus clichês, elas conseguiram criar enredos que são instigantes.




De todas as que estou assistindo ultimamente, só uma tem uma temporada maior, aquela que dura quase o ano inteiro. As outras optaram por um formato menor, com menos episódios para testar o mercado antes de dar o OK para uma nova temporada. O que temos então para ver hoje? Não agrada a todos, mas é o que tenho visto ultimamente.

Revolution

A premissa é interessante, apesar de tratar de um assunto batido. Toda a energia elétrica do mundo se apaga, sem explicação. Nem mesmo baterias funcionam. O mundo é obrigado a se reorganizar a partir deste momento, voltando a um mundo semelhante ao começo da Revolução Industrial. Tudo é movido com a força humana ou de animais de tração. Armas são proibidas e os Estados Unidos deixam de existir, dando lugar a várias repúblicas e pequenas ditaduras independentes que lutam entre si.

Ela tem alguns dos mesmos clichês que vemos em séries de FC, mas apostou numa distopia nem tão apocalíptica assim. O que é legal em Revolution é ver que a sociedade não foi dizimada completamente, apenas precisou se reorganizar com o que ainda dispunha. E fica a questão: por que a eletricidade caiu?

Onde passa?
Canal Cinemax.


Continuum

No futuro, o mundo é controlado por grandes conglomerados empresariais. Um grupo terrorista quer acabar com a opressão causada pelas empresas e decide voltar no tempo para alterar a história e impedir que elas cheguem ao poder. Utilizando um misterioso artefato, no dia da execução do líder, eles voltam para a época atual. Mas com eles veio Kiera Cameron, uma policial, que precisa encontrar os terroristas de modo a reconstruir o artefato para voltar para o seu tempo original.

A série mexe com outro clichê, mas os efeitos especiais e os enredos são bons e um mistério está por trás de tudo, pois parece que Kiera tem relação com algumas pessoas do passado que já a esperavam.

Onde passa?
Estreia no canal Space em 8 de março.


The Walking Dead
Talvez a que menos tenha ficção científica no enredo, mas é uma distopia, achei interessante colocar aqui. Baseada nos quadrinhos de mesmo nome, a série mostra o mundo após que uma praga zumbi que ninguém sabe bem de onde veio surge e aniquila parte da população. Todos estão infectados, então se alguém morrer e seu cérebro não for destruído, ela volta a perambular por aí, sem memória, sem inteligência e com uma fome brutal.

A série está de parabéns pelos efeitos visuais e pela maquiagem. Os zumbis estão assustadoramente reais.

Onde passa?
Canal FOX, toda terça-feira, as 22hs.


Person of Interest
O Sr. Finch é chamado pelo governo para desenvolver uma inteligência artificial capaz de organizar, selecionar e prevenir crimes e ataques terroristas em Nova York, depois do 11 de setembro. A IA seleciona tudo o que pode de câmeras e computadores pela cidade, uma espécie de Big Brother urbano. Considerando apenas aqueles de grande vulto, o programa descarta crimes irrelevantes e fornece apenas o número do seguro social, ou o nosso CPF, de pessoas envolvidas em algum ato criminoso. O governo não dispõe dos meios para salvar as pessoas envolvidas em crimes menores e por isso, Finch contrata John Reese, morador de rua que trabalhou para a CIA em operações secretas.

Reese tem que descobrir onde o crime vai ocorrer e nem quem é a pessoa. A série parte do princípio da investigação e Jim Caviezel está ótimo como o agente durão. Também não tem tanta FC, mas vale à pena.

Onde passa?
Canal Warner, toda quarta-feira.


Sei que existem algumas outras, no entanto apenas estas atraíram minha atenção e tenho visto regularmente. Se você conhece outra série de ficção científica bacana, divida conosco. Deixe seu comentário.

Até mais!

Sybylla

Fã do futuro e da ficção científica. Geógrafa, professora, blogueira, escritora de FC. Capitã da Frota Estelar. Esperando para voltar para o meu planeta. Leia mais.





Leia esses também...

0 comentários

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Viajantes

Curta no Facebook

❤️


"A ficção científica é um substituto para todos os lugares que eu nunca vou alcançar nessa vida."

James W. Harris