Como eu me organizo com o blog

quarta-feira, março 20, 2013

Blogar não é fácil. Conheci ótimos blogueiros que de uma hora para outra sumiram e pararam de blogar, conheço ótimos blogueiros que continuam blogando e conheço gente que vejo que está abrindo um blog para daqui mais tardar abandoná-lo, o que é muito comum. Uma pena, acho que todo mundo tem o que falar. Eu me organizo com o blog de uma maneira que é eficiente para mim e resolvi matar a curiosidade de muita gente.





Já me perguntaram onde eu consigo tempo, onde eu consigo tanta informação, onde eu consigo paciência para blogar e postar com tanta regularidade. Todo leitor do Saga sabe que três vezes por semana, terça, quinta e sábado, tem postagem por aqui. Se tem alguma data especial em outros dias eu posto algo. Mas tenho manter uma regularidade, algo que mantenha o leitor confortável por saber que sempre pode encontrar conteúdo novo por aqui e que me ajude a ter uma rotina.

Mas como eu faço isso? E o principal, por que? Um blog sobrevive de visitas e de leitores. Eu não estou escrevendo aqui à toa, escrevo porque quero, porque preciso, porque tenho o que falar. Sei que o público do Saga é pequeno, mas fiel e muito querido, mas isso me motiva a sempre escrever mais e buscar assunto. Também sei que tem pouca gente trabalhando no nicho que escolhi escrever e portanto isso me motiva ainda mais. Em geral, sempre tenho disposição para blogar, quando não eu leio algum assunto para postar.


Tenha dias para blogar
Primeiro de tudo, eu tenho dias certos para escrever os posts, sempre nos finais de semana, às vezes na segunda-feria. Uso sábado e domingo para escrever os três posts da semana inteira e programo os três para os dias já definidos de blogagens. Escrevo muito rápido e portanto isso agiliza o meu lado. Se por acaso não consegui completar alguma postagem, a segunda é o meu dia reserva para apagar o incêndio. O post de terça é o mais tenso, tento revisá-lo várias vezes antes de ir ao ar para não ter erros de formatação, de português ou de contexto por causa do tempo. Se lembrar de alguma coisa para colocar nos outros dois, eu faço isso até segunda.

Tendo ideias

Mas de onde eu tiro as informações? Simples. O primeiro lugar é da própria blogosfera. Estou inscrita em vários feeds que sempre me dão ideias e dicas que alimentam os mais variados posts. Blogs de escritores, blogs de FC, blogs até de culinária, eu leio muito e busco muita informação. Sigo muitas pessoas legais no Twitter e também escritores e portais de FC e ciência, o que sempre me supre de informações. Mas evito seguir muita gente, ou muitos portais ao mesmo tempo. Segmentei para ciência e ficção científica para não lotar a minha TL.

O segundo lugar é nos Alertas do Google, ferramenta muito importante para quem quer receber informações sobre algum tema específico que esteja rolando pela internet, que me envia três alertas diários sobre três assuntos: ficção científica, science fiction e exploração do espaço. O que for postado e indexado pelo Google aparece mais cedo ou mais tarde na minha caixa de email.



Tendo rotina para blogar
Mas por que postar três vezes por semana? Foi como eu consegui me arranjar e manter o blog atualizado para poder fazer minhas outras coisas, cuidar da saúde, etc.. Eu já cheguei a postar todos os dias por um pequeno período, mas não aguentei produzir tanto conteúdo. Quando a gente tem um blog é importante mantê-lo atualizado com uma determinada regularidade. Conheço ótimos blogs cujas atualizações são só uma vez por semana, outros são todos os dias. Mas o importante é atualizar. É assim que tem dado certo para mim, pode ser que dê certo para outro blogueiro.


Portanto, se você tem blog, continue postando e aproveite para dividir aqui nos comentários a sua rotina. Se você não bloga, já pensou em ter? Já teve? Conte sua experiência. Até mais!

Sybylla

Fã do futuro e da ficção científica. Geógrafa, professora, blogueira, escritora de FC. Capitã da Frota Estelar. Esperando para voltar para o meu planeta. Leia mais.





Leia esses também...

0 comentários

Viajantes

Curta no Facebook

❤️


"A ficção científica é um substituto para todos os lugares que eu nunca vou alcançar nessa vida."

James W. Harris