Otimizando seu Kindle

segunda-feira, fevereiro 11, 2013

Tenho usado o Kindle há pouco mais de um mês e devo dizer que tem me agradado muito. Desde o Natal até agora consegui ler seis livros nele, fora os livros físicos e quadrinhos. Mas assumo que os arquivos que estão lá eram livros do Portal Detonando que eu tinha guardado no computador faz tempo e não ebooks adquiridos em sites de livrarias. Neste caso, alguns arquivos não são bem visualizados, mas existem algumas coisas que você pode fazer.



Como os ebooks distribuídos gratuitamente em portais de democratização à leitura são feitos por leitores, os metadados dos arquivos nem sempre estão otimizados. São estes dados que o Kindle lê na hora de mostrar o arquivo na sua lista de livros e sem eles sua biblioteca fica uma verdadeira zona. Dá uma olhada na imagem abaixo. Você vai perceber rápido quem tem e quem não tem metadados.


O que fazer então? Comprar de portais oficiais é a melhor alternativa, mas se você tiver outros arquivos em PDF, dá para mudar esses dados na boa. Se for criar um PDF a partir do WORD, é fácil mexer nestes dados. Vá nas Propriedades do arquivo e altere com os nomes do livro e do autor. Assim você não pena depois na hora de ler no seu Kindle.

Antes de instalar qualquer coisa em seu computador, tenha um ponto de restauração. Nenhum instalador está hospedado no blog e não me responsabilizo por seu mal uso.

BeCy PDF Meta Edit
Este programinha em inglês serve para alterar os metadados do arquivo PDF. A maioria dos ebooks distribuídos nestes portais são neste formato, que o Kindle não lê muito bem. Então antes de converter para MOBI (formato suportado pelo Kindle), use-o para tornar sua biblioteca mais organizada.

Como?

1. Baixe e abra o programa;

2. Abrirá imediatamente uma tela para você escolher o arquivo a modificar.


3. Na tela seguinte, se o arquivo tiver metadados incorretos ou não os tiver, os espaços Title, Subject e Author estarão vazios ou com os dados errados. Preencha-os de acordo com o livro.


4. Basta salvar e seu PDF está com metadados corretos. Para usuários mais avançados, nas abas ele tem várias outras opções, mas para o que precisamos, os metadados estão ótimos.

Quando você fizer a conversão do arquivo para MOBI, os metadados irão com ele. Isso vai te ajudar e muito a organizar a biblioteca. Para converter os meus, eu uso o ConvertFiles, que é online, você não precisa baixar nada. No site do programa BeCy você tem duas opções de download: instalador ou apenas o executável. Eu optei pelo instalador. Clique para baixar o instalador.


Kindlean
Este foi o que melhor se ajustou às minhas necessidades para organizar a biblioteca do Kindle. Eu testei o Calibre e não curti. Ele tem um conversor próprio que não funcionou quando eu tentei carregar arquivos no aparelho. Pode parecer um caminho mais longo alterar os metadados, converter e carregar, mas para mim esta maneira deu muito certo. O Kindlean é prático de usar e ajuda a organizar seus títulos e categorias, mostrando inclusive as capas dos livros, que muitas vezes não vem nos arquivos. Mas lembre-se, para funcionar bem, os arquivos MOBI precisam ter os metadados. Clique e baixe o Kindlean.

Como?

1. Baixe e instale o Kindlean. Abra-o e conecte seu Kindle com o cabo de dados, escolhendo o modelo do seu aparelho. Os aparelhos da Amazon Brasil são o Kindle 4.


2. Assim que sua biblioteca abrir, clique no canto inferior esquerdo no ícone para adicionar um livro novo.


3. Escolha o arquivo MOBI de sua preferência. Ele vai aparecer na biblioteca que você escolheu. Pode mudar se quiser, arrastando o livro para outra categoria.


4. Para colocar uma capa nele, clique duas vezes sobre a capa vermelha padrão. Na tela seguinte, clique em Pesquisar capa, como mostra a imagem.

5. A busca é pelo Google Imagens. Coloque nome do livro e do autor se não achar de primeira. Clique em OK.


6. Pronto! Seu livro otimizado, com metadados e capa.

Mas atenção, o Kindlean é gratuito até cem livros. Passou disso, é necessário pagar para ter as funcionalidades de volta.

Muitos podem se perguntar o porque deste trabalhão todo. Simples. Frescura! Minto, é para ficar organizado mesmo. Eu sou chata quando o assunto é a organização dos meus livros, seja nas prateleiras, seja no Kindle. Desta forma é muito mais fácil achar o livro que você quer sem ter que abrir cada um deles para descobrir qual é qual.

Curtiu? Tem outras dicas para organizar seu e-reader? Compartilhe! Até mais!

Sybylla

Fã do futuro e da ficção científica. Geógrafa, professora, blogueira, escritora de FC. Capitã da Frota Estelar. Esperando para voltar para o meu planeta. Leia mais.





Leia esses também...

1 comentários

  1. Olá! eu tenho o kindle para samsung. será que tem como adicionar capas? grato, ótimo post!

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Viajantes

Curta no Facebook

❤️


"A ficção científica é um substituto para todos os lugares que eu nunca vou alcançar nessa vida."

James W. Harris