O segundo-oficial

sexta-feira, julho 20, 2012

O segundo-oficial, segundo em comando, oficial executivo ou ainda a forma abreviada XO é a uma figura essencial em vários enredos de ficção científica que envolvem naves ou instituições. São pessoas de confiança, amigos e o braço direito dos capitães.




Várias franquias de ficção científica contam as aventuras de naves espaciais explorando o desconhecido ou defendendo a Terra. E como muitas vezes eles seguem a hierarquia militar padrão (pelo menos a norte-americana é a mais usada), o comando é constituído por um capitão ou comandante e o seu segundo-oficial.

Bill Adama e Saul Tigh de Battlestar Galactica
Bill Adama e seu XO Saul Tigh, de Battlestar Galactica.

Segundo a hierarquia, o segundo-oficial ou XO é o segundo em comando e se reporta diretamente ao comandante ou capitão. Ele em geral tem a função de cuidar do funcionamento diário da nave ou batalhão, da parte de manutenção e logística enquanto o comandante se preocupa com a parte tática, planos de combate e treinamento de tropas.

Mas além das funções básicas, o principal é que tanto o comandante quanto o seu segundo-oficial em comando tenham uma relação de confiança sólida para que um possa contar com o outro. Eles podem discordar de algumas coisas, podem brigar e trocar socos de vez em quando. Até podem desconfiar um do outro no momento oportuno, mas a nave depende do bom andamento das relações entre eles, já que eles servem também como um modelo a ser seguidos pelos jovens oficiais e recrutas.

Riker, segundo-oficial e o capitão Picard, da Entreprise.

E não é à toa que essa figura é chamada de braço direito. Aquele que está sempre presente para assumir o controle quando for preciso e manter tudo sob controle como o comandante faria. O XO tem de, no mínimo, ter tanta competência quando o oficial do primeiro escalão, pois caso o comando esteja incapacitado é ele quem tomará conta de tudo em seu lugar. A moral da equipe, o cuidado com a tripulação, as funções da nave, serão de seu cuidado com a incapacidade do capitão.

Capitão Sheridan e comandante Ivanova, de Babylon 5.
Capitão Sheridan e comandante Ivanova, de Babylon 5.

E é daí que também tiramos uma lição: quem tomará conta de tudo caso nós não possamos? Quem é o nosso oficial executivo? Muitas pessoas podem afirmar que vivem bem por si mesmas e que não precisam de ninguém sendo completamente auto-suficiente, mas se você não tem um parceiro para te dar uma mão quando a coisa aperta, e também não é o braço direito de ninguém, a vida fica sim mais complicada. Um XO pode aparecer na nossa vida de várias maneiras, mas uma coisa é certa, a vida fica duas vezes mais leve com eles nos dando uma força, dando conselhos ou nos fazendo cair na real.

E você? Quem é seu segundo oficial? Deixe seu comentário, até mais.

Sybylla

Fã do futuro e da ficção científica. Geógrafa, professora, blogueira, escritora de FC. Capitã da Frota Estelar. Esperando para voltar para o meu planeta. Leia mais.





Leia esses também...

0 comentários

Viajantes

Curta no Facebook

❤️


"A ficção científica é um substituto para todos os lugares que eu nunca vou alcançar nessa vida."

James W. Harris