Pular para conteúdo Pular para navegação

Bibliotecas importantes

Como todo amante da leitura e dos livros, eu me sinto em casa onde eles estão acumulados. Livrarias, sebos e bibliotecas são lugares perfeitos para se passar uma tarde inteira e se esquecer de que existe um mundo lá fora. E como eu acredito que muitos dos leitores do Saga também compartilham esse amor por livros e bibliotecas eu trouxe um texto com algumas curiosidades e uma pequena lista com bibliotecas interessantes. É só uma pena que poucas pessoas reconheçam o valor destes monumentos.

No Twitter - @LeandroLeite_


Começando pela maior biblioteca do mundo. A biblioteca do Congresso (situada em Washington nos EUA) é atualmente a maior biblioteca do mundo com um acervo de mais de 144 milhões de itens e material em 147 idiomas diferentes. De fato uma coleção monumental, mas infelizmente este acervo magnífico só está disponível para pessoas portadoras do cartão de identificação do leitor e apenas juízes, membros do congresso, seus empregados e empregados da biblioteca podem ter acesso à toda a grandiosidade deste local. Mas não se deprima, ela pode ser visitada por turistas.


A mais antiga biblioteca de que se tem notícia pertenceu ao último dos grandes reis assírios, Assurbanipal, que viveu entre 690 a.c. e 627 a.c. A biblioteca de Ninive é uma coletânia de registros feitos em escrita cuneiforme em tábuas de argila cozida. Essa biblioteca não só fez com que Assurbanipal entrasse para a história como um estudioso como também nos proporcionou material de pesquisa sobre o povo mesopotâmico.


Uma outra biblioteca importante é a biblioteca de Alexandria, não pelos números, mas por todo mito que a envolve. A Sybylla é apaixonada por história egípcia e pode dar mais detalhes do que eu, mas o que temos que saber desta biblioteca quase mítica é que ela conteve pergaminhos de alguns dos maiores mestres da história como os do matemático Euclides, cujo trabalho ainda é uma das bases da matemática, e Arquimedes que é considerado um dos maiores físicos da antiguidade clássica. Todo o material perdido durante os incêndios da biblioteca, e que nunca serão recuperados, também ajudam a criar esse mito de Alexadria, afinal, quanto conhecimento essa biblioteca não abrigou e que nós nunca conheceremos?

Suposição de como seria a biblioteca e o farol de Alexandria

Bibliotecas e livrarias são espaços magnifícos, e são ótimos para um passeio (principalmente bem acompanhado). Para quem quer mais bibliotecas esse artigo (em inglês) é muito interessante. Esse assunto rende mais, mas por hoje é isso.

E você? Qual sua biblioteca favorita? Ou a que acha mais bonita? Deixe nos comentários.
Editar o post
Comentários
Momentum Saga © 2010-2014 | Designed by Marta Preuss | Modified by Sybylla | Proudly powered by Blogger