Por que você deve parar de comprar água engarrafada?

quarta-feira, fevereiro 01, 2012

Eu achei este infográfico incrível e só reforça o que eu sempre disse: a água da torneira compensa muito mais. Ele mostra o que existe por trás da industria de água engarrafada e o quanto de dinheiro rola neste mercado. Eu não sabia, mas somos o 4º país em consumo de água engarrafa, sendo que temos o maior volume de água doce disponível. É um escândalo que isso continue.

Siga a Sybylla no Twitter - @Sybylla_



Uma parte tirada e traduzida livremente do infográfico que mais chama a atenção, em especial agora com essa polêmica gerada por causa das sacolinhas em São Paulo - que a propósito sou a favor do banimento - é esta:

As garrafas PET para água correspondem por 50% de todas as garrafas PET e embalagens recolhidas pelos sistemas de reciclagem. Ela produz mais de 1,5 milhão de toneladas de plástico por ano. Este plástico requer cerca de 47 milhões de galões de petróleo por ano para ser produzido. (1 galão = 3,78541178 litros, ou seja 177,66 milhões de litros de petróleo aproximadamente).


Livremente traduzido do infográfico:

Água engarrafada é uma água saudável, ou o marketing quer que você acredite nisso. Olhe nas etiquetas delas, você verá lagos cristalinos, picos nevados... Mas na realidade, água de garrafa é só água; no entanto, isso não impede que as pessoas comprem muito. Aqui estão algumas boas razões para você parar de comprar água engarrafa. Mais de 90% do custo com a água de garrafa não é com a água em si. Vai para o envase, propaganda, envio, distribuição...

Água tem sido chamada de o "ouro azul" do século 21. Graças ao aumento da urbanização e da população, mudanças climáticas e poluição industrial, a água tem se tornado o recurso mais precioso da humanidade. Corporações multinacionais estão buscando águas subterrâneas e os direitos de distribuição o quanto podem e a industria da água de garrafa é um importante componente na mercantilização daquilo que é um direito humano básico: o acesso à água, segura e barata.

Qual a alternativa?

Se você não gosta do sabor da água que vem pela torneira, compre um filtro destes que sejam acoplados à torneira e que são à base de carvão. Eu tenho em casa e a água fica inodora e insípida, e o custo é baixíssimo durante o ano. Conheça como é o sistema de tratamento de água do seu município, reclame se não for o adequado. E se você acha que a água de garrafa é mais limpa, saiba que a maioria das empresas não realiza testes na água antes do envase, enquanto as concessionárias públicas são obrigadas por lei a cumprir as determinações de saúde pública.

Saiba que a maioria das fontes estão sendo destruídas por ação das empresas que engarrafam e vendem essa água. Até a gigante multinacional Nestlé foi proibida, em 2004 de explorar as fontes da cidade de São Lourenço, em Minas Gerais, de onde ela envazava sua famosa marca de água mineral, a Pure Life. O que ela fazia? Ela desmineralizava a água e inseria sais minerais de sua própria patente. Você leu certo, sais minerais patenteados. A alteração da composição físico-química da água é vedada a quem explora águas minerais, conforme o que dispõe o Decreto-Lei 7.841/1945 e a portaria nº 222/1997, expedida pelo próprio DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral). Confira a notícia na íntegra, clique aqui. E para saber como anda o caso, dê uma lida nesta notícia.

Existem alternativas. E está na hora do consumidor ser mais consciente do que simplesmente reclamar de não poder levar sacolinhas de mercado para casa. Até mais!

Sybylla

Fã do futuro e da ficção científica. Geógrafa, professora, blogueira, escritora de FC. Capitã da Frota Estelar. Esperando para voltar para o meu planeta. Leia mais.





Leia esses também...

0 comentários

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Viajantes

Curta no Facebook

❤️


"A ficção científica é um substituto para todos os lugares que eu nunca vou alcançar nessa vida."

James W. Harris