O pessimismo da ficção científica

sexta-feira, fevereiro 24, 2012

dark scifi by Borja
Fonte: Borja
Não é segredo para ninguém que lê o blog com alguma regularidade que esta pessoa que vos bloga é fã de ficção científica e uma das poucas mulheres a tratar do assunto. Gosto e consumo filmes, séries de TV e livros do gênero e uma coisa que eu percebo é uma certa negatividade constante nos enredos, quase uma regra. E me perguntei, temos tão pouca confiança em nós mesmos a esse ponto?





Já falei algumas vezes que prever o futuro é bastante complicado. Podemos apenas apontar tendências que podem - ou não - se confirmar. O certo é que sempre vamos errar. Na ficção científica é impossível escrever um enredo sem pensar em algumas coisas que acontecerão. Por sua vez, o autor também não pode fugir muito da realidade para não parecer inverissímil demais.

Contudo, vejo com frequência a falta de confiança no ser humano quando o assunto é o futuro. Sempre são cenários saídos do pós-guerra, destruídos, apocalípticos. Não digo que não existam problemas, pois eles estão aí o tempo todo aparecendo nos jornais e na internet. O ser humano tem mais defeitos do que gosta de admitir.

Se tem uma coisa que a nossa civilização mostra com frequência é a sua capacidade para resolver problemas, sejam eles coletivos ou individuais. Não quer dizer que a solução beneficiará a todos, porém podemos supor que a capacidade de resolvê-los existe e é posta em prática. Esta falta de confiança na capacidade do ser humano de se superar é o que me incomoda e que comumente aparece nos enredos.

space rocketEssa visão é um mero reflexo dos medos que temos ao nos depararmos com um futuro que não vamos, em geral, conhecer. Dentro da nossa estimativa de vida não veremos as grandes viagens da Enterprise e seu contato com raças alienígenas benévolas ou não. Não veremos o planeta ser destruído, mas podemos supor que as mazelas como pobreza, miséria e massacres continuarão como é costume da raça humana em manter. Mas acredito que manteremos o espírito de coletividade, a capacidade de resolver problemas e a vontade de evoluir. E a ficção científica poderia tirar as nuvens negras dos cenários e enredos e dar um melhor lugar à raça humana.

E o que você acha? Merecemos um pouco mais de crédito quando o assunto é ficção científica? Até mais!

Sybylla

Fã do futuro e da ficção científica. Geógrafa, professora, blogueira, escritora de FC. Capitã da Frota Estelar. Esperando para voltar para o meu planeta. Leia mais.





Leia esses também...

0 comentários

Viajantes

Curta no Facebook

❤️


"A ficção científica é um substituto para todos os lugares que eu nunca vou alcançar nessa vida."

James W. Harris