15 coisas que você não sabia sobre Jornada nas Estrelas

Em 8 de setembro de 1966, Jornada nas Estrelas, de Gene Roddenberry, estreou na NBC e ajudou a transformar a televisão de ficção científica, saindo de estereótipos cansados e transformando-a um gênero rico, com dramas multifacetados, personagens etnicamente diversos e questões do mundo real. Embora não tenha sido um grande sucesso na época, Jornada nas Estrelas acabou criando seguidores leais que continuaram seu amor pela franquia por meio de uma série animada, a longa sequência de filmes e outras séries de televisão do final dos anos 1980 em diante.

15 coisas que você não sabia sobre Jornada nas Estrelas

Lembrando que esta lista é pessoal! E que existem muitas curiosidades sobre a franquia e aqui temos apenas 15.

15. A conexão 'I Love Lucy'
Uma série de TV de ficção científica como Jornada nas Estrelas era um empreendimento que, na década de 1960, poucas produtoras arriscariam, mas para a alegria de Gene Roddenberry, seu programa tinha uma apoiadora improvável ao seu lado. Lucille Ball, a estrela de I Love Lucy, criou uma produtora chamada Desilu em 1950 com seu ex-marido, Desi Arnaz, e Jornada nas Estrelas foi um dos programas que passariam por sua mesa. Apesar das demandas de outros executivos da Desilu para repassar a série, Lucy se arriscou porque reconheceu seu potencial. Ela contratou um piloto e em novembro de 1964, a produção começou. Infelizmente, a Desilu foi vendida alguns anos depois para a Paramount e a série foi cancelada, mas é justo dizer que Star Trek tem uma dívida significativa com I Love Lucy de todos os lugares.

14. Chekov foi inspirado pelos The Monkees
Se você colocar um jovem Davy Jones e um jovem Walter Koenig lado a lado, pode ser difícil diferenciar os dois, que era o que os produtores de Jornada nas Estrelas estavam apostando quando escalaram Koenig como Pavel Chekov na segunda temporada da série clássica. Jones era membro da banda extremamente popular The Monkees na época e os produtores da série esperavam capitalizar a enorme popularidade da banda e de seu programa de TV escalando o Koenig com aquele cabelinho de tigela, já que ele próprio parecia um membro da banda.

13. A morte da família de Picard foi sugestão de Patrick Stewart
Uma das cenas mais tristes de Jornada na Estrelas: Generations é a revelação de que o irmão de Picard, Robert, e seu sobrinho, René morreram em um incêndio na Terra. O roteiro inicialmente mostrava que seu irmão havia morrido de um infarto enquanto estava em seu vinhedo, mas Patrick Stewart sugeriu que a notícia deveria ser mais terrível e perturbadora do que isso, comprometendo o nome da família. Stewart também disse que tinha que ser um meio de morte cruel e desagradável, daí o incêndio. Para o crédito de Stewart, ele se compromete totalmente com a tristeza dessas cenas, aprofundando a caracterização de Picard como resultado.

12. Malcolm McDowell recebeu ameaças de morte de fãs por matar Kirk
Malcolm McDowell é indiscutivelmente mais conhecido por seu trabalho no clássico de Stanley Kubrick, Laranja Mecânica, mas os trekkies o conhecem melhor como o homem que matou o capitão Kirk e alguns deles nunca foram capazes de perdoá-lo por isso. No filme Jornada nas Estrelas: Generations de 1994, McDowell interpretou o vilão Dr. Soran e durante um confronto com Kirk, o bom capitão acaba caindo para a morte de uma passarela de metal. É uma morte bastante esfarrapada para um personagem tão lendário, que parece ser parte da razão pela qual McDowell recebeu tanto veneno dos fãs. De acordo com McDowell, ele “fez as pazes com os Trekkies”, tendo compartilhado “piadas e aplausos” com eles em várias convenções.

11. Patrick Stewart pensava que a Nova Geração seria um fracasso
Patrick Stewart, o famoso capitão Jean-Luc Picard, tinha todos os motivos para esperar que a nova série de Jornada nas Estrelas não durasse muito. Afinal, a série original foi cancelada após apenas três temporadas e muitos achavam que a ideia de reinventar a franquia com um elenco inteiramente novo era uma loucura. “Eu realmente não queria esse trabalho”, disse Stewart ao jornal The Toronto Star em 2013. “Fui muito claro sobre o que esperar. A Nova Geração seria um fracasso total e eu estaria de volta à Inglaterra em alguns meses. Eu poderia ganhar algum dinheiro pela primeira vez na minha vida, pegar um bronzeado e ir para casa.” Sete temporadas e quase o mesmo número de filmes depois, é seguro dizer que Sir Patrick provavelmente se arrepende de ter feito esses comentários.

10. Um episódio de Jornada nas Estrelas: a Nova Geração foi banido na Irlanda
No episódio “The High Ground”, de a Nova Geração, Data menciona que a Irlanda foi unificada pelo terrorismo no ano de 2024. Vendo como o problema ainda estava fermentando na Irlanda do Norte em 1990, o ano em que o episódio foi ao ar pela primeira vez, a BBC cortou a fala na reprise. O canal RTE da Irlanda foi ainda mais longe, banindo totalmente o episódio da grade.

9. Primeira capitã em tela
A capitã Janeway é reconhecida como a primeira capitã da franquia a ter sua própria série, mas a primeira mulher capitã a aparecer em Jornada nas Estrelas foi em Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa, em 1986. Madge Sinclair interpreta a capitã da U.S.S Saratoga (NCC-1887), Classe Miranda em uma aparição bem breve e sem nome. Não apenas é a primeira mulher capitã, como ela também é uma mulher negra. Você certamente se lembra da atriz, porque ela também interpretou a mãe de Geordi La Forge, na Nova Geração, e foi a lindíssima rainha de Zamunda em Um Príncipe em Nova York.

8. Stephen Hawking é a única pessoa a interpretar a si mesmo em Jornada nas Estrelas
No episódio "Descent", Data, Albert Einstein, Sir Isaac Newton e Stephen Hawking estão jogando pôquer no Holodeck. Hawking é o mais brincalhão, enquanto Newton é um completo idiota. Suas teorias científicas são utilizadas cotidianamente na Nova Geração e mencionadas na série clássica, sendo confirmadas décadas depois pela ciência.

7. Eddie Murphy recusou um papel
O comediante tem uma longa lista de realizações impressionantes em seu currículo. Mas há um item faltando nessa lista desde que ele recusou! De acordo com a biografia de Leonard Nimoy, I Am Spock, depois de sua popularidade no Saturday Night Live, a Paramount ofereceu a Murphy um contrato para participar de um filme de Jornada nas Estrelas. Murphy expressou seu desejo de fazer parte da franquia, portanto, muitos roteiros foram escritos, mas não gostou dos resultados. Em vez disso, ele estrelou em O Rapto do Menino Dourado. O último roteiro que Murphy analisou e recusou levou a Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa.

6. Os episódios de Jornada nas Estrelas não estão em ordem cronológica
Se alguém listar as datas estelares de cada episódio, logo fica claro que a série clássica não é contada em ordem - não que tenha sido essa a intenção, já que os episódios da série original nem sempre foram transmitidos na ordem de produção, deixando alguns fãs na dúvida. Roddenberry improvisou uma explicação que funcionou na época. "Este sistema de tempo se ajusta às mudanças no tempo relativo que ocorrem devido à velocidade da nave e à capacidade de dobra espacial. Ele tem pouca relação com o tempo da Terra como o conhecemos. Uma hora a bordo da U.S.S. Enterprise em diferentes os tempos podem equivaler a menos de três horas terrestres. As datas estelares especificadas na entrada do registro devem ser computadas em relação à velocidade da nave, à dobra espacial e à sua posição dentro de nossa galáxia, a fim de fornecer uma leitura significativa", ele disse o autor de The Making Of Star Trek, Stephen E. Whitfield.

"Portanto, a data estelar seria uma coisa em um ponto da galáxia e outra coisa em outro ponto da galáxia. Não tenho certeza do que eu quis dizer com essa explicação, mas muitas pessoas indicaram que faz sentido. Se sim então tive sorte de novo e prefiro esquecer tudo antes que me façam mais perguntas a respeito".

5. Star Trek lutou pela diversidade étnica e de gênero, mas as mulheres ainda tinham que parecer sensuais
Enquanto Gene Roddenberry se esforçava para ultrapassar os limites o máximo que podia, as mulheres ainda eram sensuais nos episódios. Basta pensar na tenente Uhura, na ordenança Rand, na enfermeira Chapel, na dra. Helen Noel e outras mulheres da tripulação da Enterprise que usavam minivestidos. Além disso, os close-ups das tripulantes receberam um foco um pouco mais suave para torná-los mais etéreos, o que era um truque comum de Hollywood na época. Enquanto algumas das personagens femininas eram fortes, outras - como a tenente Marla McGivers no episódio "Space Seed" - eram bastante frágeis quando se tratava de homens. As coisas melhoraram para as mulheres nas séries posteriores.

4. O Imediato original da Enterprise era uma mulher
No piloto original, a namorada e futura esposa de Gene Roddenberry, Majel Barrett, era a primeira oficial do capitão Kirk (e ainda tinha que lidar com as presunções do capitão sobre mulheres na ponte). O público de teste não teria gostado de sua personagem porque achava que ela era muito agressiva e tentava ser como os homens, mas o público moderno não pensaria nada disso. Quando Pike foi sequestrado, ela liderou uma missão ao planeta para resgatá-lo e provou ser uma líder capaz, mas isso foi cerca de um ano antes do movimento de liberação feminina começar a se formar nos Estados Unidos. O universo de Jornada nas Estrelas finalmente ganhou sua primeira capitã com a capitã Kathryn Janeway em Star Trek: Voyager, que foi ao ar entre 1995 e 2001

3. James Doohan (Scotty) criou o idioma Klingon
A série é conhecida por criar uma linguagem inteiramente nova para sua raça alienígena fictícia Klingon. O idioma Klingon foi deliberadamente criado para soar "alienígena", com uma série de características tipologicamente incomuns. O som básico da linguagem, juntamente com algumas palavras, foi criado pelo ator James Doohan ("Scotty") e pelo produtor Jon Povill para o Star Trek: The Motion Picture, filme que marcou a primeira vez que a língua foi ouvida. Eles então contrataram o linguista Mark Okrand para completar o idioma.

2. Leonard Nimoy criou saudação vulcana e a pinçada de nervo
Nimoy não apenas foi o primeiro a trazer essa figura para a cultura popular, mas também desenvolveu algumas das características mais famosas de Spock. “O episódio foi intitulado 'The Enemy Within'. “Kirk tinha duas personas, e sua metade maligna estava tentando destruir seu lado bom”, explicou Nimoy. “Spock deveria se esgueirar por trás do homem mau e usar um phaser para acertá-lo na parte de trás da cabeça... Isso não é muito vulcano. Como resultado, criei a pinçada de nervo. A fusão mental foi criada por Gene Roddenberry e eu contribuí com a saudação vulcana devido minha experiência pessoal.”

1. A pele de Spock originalmente seria vermelha
A famosa figura alienígena seria muito diferente na série de televisão original. Spock, de acordo com Gene Roddenberry, não teria apenas sobrancelhas proeminentes e orelhas afiladas, mas também teria uma pele carmesim. Esse conceito, no entanto, foi abandonado depois que o teste de tela revelou que o vermelho aparecia em preto na televisão em preto e branco da época. Eles então mudaram para amarelo, que apareceu como verde na tela.


Até mais! 🖖

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)