Os recursos do Blogger usados no MS

quarta-feira, janeiro 11, 2012

Algumas pessoas já repararam que o MS passou por mudanças sutis de design. Títulos das postagens, cabeçalho, footer da página, ícones. Também já me perguntaram quem fez este template. A resposta, eu mesma. Aprendi a me virar sozinha neste universo feroz da blogosfera. E se você não fizer isso, não se comprometer a aprender, seu blog não vai durar.

Siga a Sybylla no Twitter - @Sybylla_


O que motivou esta postagem? Primeiro, as dúvidas de alguns leitores que queriam saber sobre os recursos usados aqui. E o segundo motivo foi a atitude de um determinado "blogueiro" que ao gostar do template do blog do @LeandroLeite_, enviou senha e login para que o mesmo fizesse as alterações necessárias (!). Não preciso dizer que esta é uma atividade pra lá de arriscada. Se uma pessoa resolve agir de má fé, é estrago na certa e punições da parte do Google, que administra o sistema Blogger. Não custa a pessoa tentar aprender. Comigo foi assim.

Resolvi então listar os recursos que eu uso aqui com seus respectivos endereços para que qualquer um possa customizar e criar seu espaço do seu gosto. Existem ótimos blogs por aí para ajudar você a manter o seu. Vamos lá:

Qual template eu uso?
Uso o Gadget Fan, baixado do site BTemplates e customizado por mim mesma. A imagem do cabeçalho foi retirada do Wallpaper Abyss, categoria Abstract. Os ícones são retirados do Findicons, com muitos deles para escolher, de todos os gostos.

Quais os recursos usados?
Para ganhar a customização que o template ganhou, eu busquei recursos em vários metablogs que servem exatamente para ajudar blogueiros na hora do aperto. A maioria destes recursos são instalados diretamente no template, então tome cuidado na hora de mexer nele. Tenha sempre um backup.

  • Efeito lightbox - é o efeito que abre a imagem na janela do blog e escurece a página ao redor. O meu foi customizado pelo Igor, do Bloggando na Web, mas eu sempre usei este recurso do Ferramentas Blog.
  • Hack automático de postagem - é o que cria o Continue lendo... e cria um resumo de postagem para que você leia o restante do texto. Muito útil para não sobrecarregar a página inicial. O recurso pode ser encontrado no Mundo Blogger.
  • Tradutor - abaixo do título da postagem existe um tradutor para seis idiomas. Acredite, faz a diferença e você recebe muitas visitas de fora. O recurso que eu uso foi retirado e adaptado do Bloggando na Web.
  • Efeito sombra nos títulos - quando você passa o mouse sobre o título de qualquer postagem, uma sombra azulada aparece. É um recurso que você encontra no Mundo Blogger e pode ser usado direto no texto do post ou no HTML do seu template.
  • Ícones de redes sociais no rodapé da postagem - é importante ter ícones de divulgação de seus textos. Por default, o Blogger oferece uma opção, mas resolvi instalar o meu próprio, com algumas modificações. Você encontra o recurso no Mundo Blogger.
  • Mini biografia do autor no rodapé da postagem - outro recurso interessante para blogs com vários autores, pois cada um, com seu login, terá uma biografia resumida no final. Também no Mundo Blogger você encontra.
  • Categorias em formato de nuvem, com cores e tamanhos diferentes - A nuvem de tags ou de categorias, ou de marcadores, como preferir, é importante para separar seus textos por assunto. No Mundo Blogger você aprende a fazer a nuvem colorida que eu tenho na barra lateral.
  • Propaganda - eu tenho três sistemas de propaganda, apesar de usar dois atualmente. Um é o Google Adsense, o outro é a plataforma Lomadee. O Adsense está na barra lateral e no final de cada postagem. Essa dica é do Mundo Blogger. Já a plataforma Lomadee, faz se inscreve, espera a aprovação do seu blog, ativa as campanhas que quiser e as instala no seu blog.
  • Seta para voltar ao topo da página - este recurso eu peguei de uma página em inglês pois queria um estilo diferente dos que tinha achado até então. Para ver o que eu usei, é só acessar a página do Intechgrity.
  • Mapa do blog - se você clicar em Índice, achará todas as postagens já publicadas no MS, desde o começo. Este recurso é super simples e faz uma grande diferença no blog. O índice que uso é por Arquivo, mas existe também por Categoria. Tirado do Mundo Blogger.
  • Breadcrumbs - o nome é estranho, mas é um efeito interessante. Se você clicar em uma postagem vai ver que no topo, antes do título, tem uma linha de texto indicando onde você está, em qual categoria, em qual postagem. Esse é o efeito Breadcrumbs e você encontra a instalação no Mundo Blogger.
  • URL encurtado da postagem - no final de cada postagem existe uma caixa com um link para a mesma, só que encurtado. O efeito é fácil de instalar e eu retirei do BTemplates (em inglês).
  • Paginação por números no blog - se você descer a página vai encontrar um sistema de páginas. Ele é bem melhor de navegar do que o Postagens Mais Antigas que já vem no blog. Tirei do Bloggando na Web.
  • Títulos das postagens nas categorias - se você clicar em uma categoria qualquer na barra lateral, vai perceber que as postagens não aparecem por inteiro, nem em resumo, e sim "encaixotadas". Esse efeito é importante para não pesar o seu blog. Retirado do Mundo Blogger.
  • Páginas automáticas sem footer e sem barra lateral - as páginas estáticas do blog, aquelas do Índice, Licença, etc., possuem um recurso interessante para otimizar o espaço na tela. Ele retira o footer e a barra lateral para melhor visualização do conteúdo. Ótimo para deixar as páginas mais leves. Também retirado do Mundo Blogger.
  • Tirar o Postagens Mais Antigas e Postagens Recentes - por default, o blog traz estas frases lá embaixo, perto do rodapé da página. Se você quiser aplicar o mesmo efeito que o sistema Wordpress tem, de ter o título das postagens, use essa dica do Dicas para Blogs.
  • Tags customizadas - está vendo a caixa de Atenção no final desta postagem? Isso é uma tag customizada, ela é ótima para dar avisos ou destacar partes do texto. Eu retirei do Bloggando na Web e é super simples de usar.
  • Aumentar e diminuir a fonte - já visitei alguns blogs que me fizeram ir embora para sempre pois a letra era minúscula. Esse script é fácil de usar e é muito útil. Tirado do Mundo Blogger.
  • Ter mais visibilidade no seu blog - com uma técnica bem simples, você pode colocar metatags em seu template, que irão duplicar ou mais as visitas no seu blog. Elas vão gerar marcadores para o Google, que vai listar seu conteúdo mais facilmente. Tirado do Ferramentas Blog.

E então? Mão na massa!


ATENÇÃO: nem todos os recursos podem funcionar no seu blog. Pode fazer incompatibilidade de scripts. Aqui mesmo no Saga tive que deixar de usar alguns recursos, pois eles deixaram de funcionar assim que introduzi outros. O jeito é fazer como eu fiz: ir testando e adaptando aos poucos. Também não sou especialista em HTML e templates, apenas aprendi e conseguir fazer para mim. Não faço customizações nem templates. Espero que estes recursos sejam úteis. E se tiver alguma outra pergunta, não deixe de comentar.

Até mais!

Sybylla

Fã do futuro e da ficção científica. Geógrafa, professora, blogueira, escritora de FC. Capitã da Frota Estelar. Esperando para voltar para o meu planeta. Leia mais.





Leia esses também...

0 comentários

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Viajantes

Curta no Facebook

❤️


"A ficção científica é um substituto para todos os lugares que eu nunca vou alcançar nessa vida."

James W. Harris