O que é tecnologia?

segunda-feira, novembro 21, 2011

Se o texto servir de inspiração para o seu trabalho, ótimo. Mas eu não autorizo a cópia dos meus artigos. Então se você é só mais um estudante folgado, saiba que plágio é crime previsto no código penal, sem contar que você é um tremendo de um preguiçoso.

Quando falamos em tecnologia, o que vem imediatamente à cabeça das pessoas são os avançados aparelhos modernos da atualidade, como celulares, computadores, aviões e etc. Sem dúvida nenhuma estes aparatos são avançados, no entanto, a história da tecnologia é tão antiga quanto à civilização e até um arco e flecha pode ser considerado uma tecnologia avançada.

Leia também:


Siga a Sybylla no Twitter - @Sybylla_



A palavra caiu tanto no uso comum das pessoas, que ela é proferida o tempo todo pela mídia e pela sociedade. Mas definir tecnologia é complicado, pois cada momento da nossa civilização deu um novo significado à ela. Então em uma definição geral é:

Do grego τεχνη — "técnica, arte, ofício" e λογια — "estudo", é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. (Wikipedia)

Conhecimento científico, porém é bastante restrito quando nos referimos às culturas passadas. Eles tinham o conhecimento de como as coisas funcionavam, mas não entendiam ciência do modo como entendemos. Ciência, mitologia e religião eram muitas vezes tão entrelaçadas entre si que não havia modo de separá-las.

A tecnologia teve seu início a partir do momento em que o homem começou a criar ferramentas para ajudá-lo nas tarefas diárias e para resolver problemas. Deste modo, ela deve satisfazer alguns requisitos básicos como segurança, usabilidade e utilidade. Imaginem para o ser humano primitivo como era difícil e potencialmente letal caçar sem ferramentas? Ao criar uma machadinha, uma lança, o arco e flecha, ele se torna superior àqueles que não a possuem nem dominam. E passa a ser temido por isso também.

Esse tipo de avanço foi crucial para a evolução da civilização tal qual a conhecemos. E é algo que não para e praticamente não muda. Ainda precisamos dos recursos naturais para criar as tecnologias avançadas que temos hoje, mas não podemos esquecer que tudo começou com as necessidades básicas - abrigo, alimentação, segurança. Assim como o ser humano precisava do fogo há milhares de anos atrás, ainda hoje precisamos da evolução dessa forma, a eletricidade.

Essa dependência é natural e até necessária quando as nossas necessidades básicas são satisfeitas no processo. É muito difícil imaginar a raça humana sem o fogo, as roupas, a roda ou as armas, mas tecnologia é apenas uma ferramenta. Ela pode substituir algumas coisas, mas não pode substituir o homem, ou a tecnologia perde sua própria essência de ser.

Portanto, olhe para o seu celular de maneira diferente. Lembre-se que ele não é avançado, é apenas a evolução de uma forma passada e muito antiga, passada e adaptada de geração em geração.

Até mais!

Sugestão de leitura:
Armas, Germes e Aço, de Jared Diamond.

Sybylla

Fã do futuro e da ficção científica. Geógrafa, professora, blogueira, escritora de FC. Capitã da Frota Estelar. Esperando para voltar para o meu planeta. Leia mais.





Leia esses também

0 comentários

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Viajantes

Curta no Facebook

❤️


"A ficção científica é um substituto para todos os lugares que eu nunca vou alcançar nessa vida."

James W. Harris