Ficção científica obrigatória - televisão

televisãoEsta é mais uma postagem sobre ficção científica obrigatória para quem quiser se inteirar deste universo e hoje fomos atrás de algumas famosas séries de televisão. Apesar de a televisão ser, em geral, um veículo democrático e a melhor maneira de conhecer FC, as séries são sempre veiculadas pelas redes à cabo, o que exclui muita gente. E quando passam na TV aberta, é uma temporada, e olhe lá.



Leia também:


Aqui devo admitir que não tenho acompanhado séries de televisão como antes por um simples motivo: todas as séries que me interessavam não estão mais no ar. Eu assisto esporadicamente Continuum, Two and a Half Man (não mais com a saída de Charlie Sheen), Sobrenatural e The Big Bang Theory, sendo que elas não são de ficção científica. Sei por exemplo que as críticas são muito boas para Fringe e Dr. Who mas ainda não assisti a nenhum episódio, portanto não posso expôr aqui minhas opiniões. O que hoje eu tenho visto mesmo é Homeland e The Walking Dead. E juro que tentei ver Defiance. Sendo assim, as séries abaixo listadas são aquelas que eu conheço e assisti a todos os episódios, portanto posso sugerir que também assistam. Porém, desta vez, serão poucas indicações, pois muitas séries boas que eu gostava duraram pouco e/ou são difíceis de achar. As séries são bem conhecidas e muito boas. Por isso, vamos lá:


Arquivo X
No ar entre 1994 e 2003
Mulder e Scully
A muitas vezes premiada série de sucesso tirou o espectador acostumado a viajar na Enterprise e o colocou firmemente no chão em meio às intrigas e conspirações do governo norte-americano que tenta esconder a existência de alienígenas, inclusive na Terra. Dois agentes do FBI investigam os casos mais estranhos na tentativa de lhes fornecer uma explicação científica. Por que X? X além de ser a letra do desconhecido era também a letra menos usada nos arquivos federais onde foram colocados os casos sem explicação, até que o agente Mulder começasse a investigá-los na tentativa de descobrir o que aconteceu com a sua irmã. Os agentes Mulder e Scully são muito interessantes: Mulder não acredita em Deus, mas acredita nos fenômenos alienígena e paranormal, sendo aberto e receptivo para as mais loucas teorias, enquanto Scully é católica praticante, daquelas que se confessa na missa, mas segue uma rigidez científica impecável, cética e pouco receptiva ao fora do comum. Espere muitos sustos com essa série.

Ouça o tema completo de abertura de Arquivo X -


Battlestar Galactica (nova versão)
No ar entre 2004 e 2009
Battlestar GalacticaNão estou desmerecendo a versão original dos anos 70, apenas não a assisti. Mas se você quer uma série que mexe com as questões mais básicas da nossa sociedade como política, relacionamentos pessoais, intrigas e sobrevivência, esta é a série. Cada episódio traz algo totalmente novo, são reviravoltas que mudam completamente o rumo dos personagens e até aqueles que pareciam amigos se mostram crueis e desumanos, bem como os vilões podem não ser o que você esperava. São ótimas atuações e cenários escuros e sombrios, para reforçar o perigo que a raça humana enfrenta ao beirar a extinção e buscar um novo lar, após os Cylons, robôs que se viraram contra seus criadores, terem destruído as Doze Colônias. Acredito que seja um dos grandes marcos da televisão.

Ouça o tema de abertura de Battlestar Galactica


Jornada nas Estrelas
No ar entre 1966 e 1969
Star Trek ClassicPor mais que hoje ela pareça antiquada e com estereótipos e atuações questionáveis, ela foi o ponto de partida para tudo o que temos de recente na ficção científica e modificou os padrões de consumo para o gênero ao entrar no ar. A série é mais popular hoje do que foi na época de seu lançamento. Ela mostra uma época utópica, onde doença, pobreza e guerras foram extintas na Terra e onde naves viajam pela galáxia fazendo contato com raças alienígenas pacíficas ou não. Vale à pena assistir para voltar às raízes do gênero e identificar as previsões que a série fazia na época, como disquetes, celulares, buracos negros e planetas fora do sistema solar.
Ouça o tema de abertura de Jornada nas Estrelas -


Jornada nas Estrelas - A Nova Geração
No ar entre 1987 e 1994
Jornada nas Estrelas TNGA franquia até 1987 contava apenas com os filmes e com uma série animada que não foi muito para frente. Foi então que entrou no ar a nova geração de exploradores à bordo da nave Enterprise. Novos personagens, novas raças, nova nave e um sucesso na televisão que rendeu mais quatro filmes. A tripulação segue a tradição e os passos dos personagens originais, porém sem copiar, o que é importante. Ela se passa um século após as viagens da Enterprise original e fez tanto sucesso que foi indicada ao Emmy Awards. Foi a série da franquia que mais teve audiência e inaugurou uma nova era para séries do gênero na televisão. Muitas explicações científicas para aqueles que prezam mais a ciência do que enredo em si.

Ouça o tema de abertura de Jornada nas Estrelas A Nova Geração -



Stargate SG-1
No ar entre 1997 e 2007
Stargate SG-1O Stargate é um aparelho alienígena supercondutor capaz de estabelecer um buraco de minhoca (wormhole), que o conecta a outro aparelho igual em algum ponto da galáxia e até mesmo fora dela. A origem da série vem do filme Stargate (1994) e se tornou um sucesso imediato quando foi ao ar. É a meu ver uma das melhores séries já feitas, tanto que durou dez temporadas. Ela se passa no período atual, onde o Stargate é um segredo militar, o que a torna bastante realista, pois mostra toda a intriga, a disputa por tecnologia alienígena e a politicagem que cercam o projeto. Várias equipes são mandadas pelo Stargate a pontos distantes do espaço para missões de reconhecimento, que nem sempre são bem sucedidas. Diversão garantida.

Ouça o tema de abertura de Stargete SG-1 - 


Babylon 5
No ar entre 1993 e 1998
Babylon 5Quando B5 entrou no ar, as comparações com Jornada nas Estrelas foram imediatas, afinal foi este último que inaugurou toda uma era de séries. Mas B5 vai além. Ela mostra o mundo nu e cru de conflitos, xenofobia, pobreza, guerras e política em uma estação espacial rotatória chamada Babylon 5, que age como um ponto de encontro para raças alienígenas em missão diplomática. Para quem estava acostumado ao mundo perfeito de Jornada nas Estrelas, encontrar este tipo de universo é interessante. Tanto que B5 é mais parecida com Battlestar Galactica pelo modo como ela trata do cotidiano e a convivência entre as pessoas. Enredo muito bem amarrado do início ao fim.

Ouça o tema de abertura de Babylon 5  


Até mais!

Lembrando que esta lista é pessoal, portanto são opiniões minhas e que não refletem necessariamente o gosto de todo mundo. Sinta-se à vontade para ver ou não. Para aqueles que gostarem de Jornada nas Estrelas, sugiro que também assista Star Trek Voyager e Enterprise, dois spinoffs de muito sucesso da franquia. E para quem gosta de Stargate SG-1, recomendo que assista à Stargate Atlantis, outro spinoff de sucesso.

Form for Contact Page (Do not remove)