Biosfera 2 e suas lições

Biosfera é um conceito bastante abrangente, pois ela engloba todos os ecossistemas da Terra, que estão em constante contato entre si, em uma relação interdependente. O que afeta um, afeta o outro em uma reação em cadeia. Qualquer desequilíbrio nesta relação e os efeitos podem ser sentidos pela sociedade das mais variadas maneiras, em especial com os desastres ecológicos. A Biosfera 2 foi um projeto ambicioso de tentar recriar as condições do planeta em um ambiente fechado, sem relação com o exterior, prevendo futuras colônias fora da Terra ou um desastre. Mas as coisas não ocorreram como o previsto.

Biosfera 2



O projeto
A Biosfera 2 foi projetada como um ambiente fechado de 12.700 metros quadrados no estado norte-americano do Arizona, sem contato algum com o exterior, onde grandes ecossistemas do planeta foram recriados: floresta tropical úmida, um "oceano" com 4 milhões de litros de água, um pantanal, um deserto e uma savana. A estrutura era parcialmente transparente para deixar os raios solares entrarem, mas ela contava com emissores de ondas, geradores, controle de umidade e emissão de gases e controladores de circulação de ar. Uma equipe de cientistas viveria lá dentro, em total isolamento, cuidando das hortas e do ambiente e reportando os dados coletados no projeto.

Apesar de parecer muito bonito, uma série de problemas começou a despontar. O oxigênio por exemplo que era isolado do exterior, tinha que ser constantemente reciclado através da fotossíntese, mas ao invés disso, ele caiu, comprometendo a vida dos tripulantes. Os ecossistemas recriados começaram a morrer e das 25 espécies originais de animais utilizadas no projeto, apenas 6 sobreviveram no final, sem contar a proliferação de pragas, baratas em especial e na contaminação de um ambiente pelo outro. A equipe perdeu peso por causa da dieta de restrição calórica e houve muitas brigas e discussões sem fim entre os membros.

O que isso mostra? Que o fracasso era iminente? Que não temos condições de recriar o ambiente da Terra em outro lugar? Se a Biosfera 2 serviu para alguma coisa foi para mostrar o que não pode ser feito. Se vamos mesmo nos lançar ao espaço e estabelecer colônias, é preciso primeiro compreender os erros anteriores.

Talvez tenha sido um fracasso bem sucedido, apontando as falhas, como por exemplo o uso do concreto, que sequestrava o dióxido de carbono e enfraquecia, uso de material estrutural que não era totalmente hermético, uma melhor psicologia para lidar com os conflitos entre a tripulação. Se pretendemos nos estabelecer lá fora, todas essas considerações precisam ser levantadas ou nunca teremos sucesso.

Ou seja, a questão não é a vontade de ir e sim se teremos condições de ficar. Por isso sou pessimista com relação à conquista do espaço. Não fizemos conquista alguma do espaço, conquistamos a habilidade técnica de sair do planeta Terra, mas ir além disso tem se mostrado muito difícil.

Até mais!



Fontes:
Biosphere 2
B2 Official Website
Wikipedia

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)