Estranhos mundos externos

quarta-feira, agosto 03, 2011

A última atualização sobre o número de exoplanetas aponta que o número de mundos descobertos fora do nosso sistema solar é 571. Não conseguimos ver planetas pequenos e habitáveis como a Terra justamente por seu reduzido tamanho, mas os cientistas já encontraram coisas muito bizarras por aí e hoje vou mostrar alguns destes planetas extrassolares. Não estranhe os códigos, nenhum nome oficial foi dado aos novos corpos celestes. Lembrando que todas as imagens são concepções artísticas baseadas em observações indiretas, pois ainda não se têm imagens reais deles.

Siga a Sybylla no Twitter - @Sybylla_




HD 149026b
Fonte: NASA
Onde - constelação de Hércules
Distância - 256 anos-luz
Com temperatura superficial de cerca de 2000°C, este é conhecido como um dos mais quentes. A essa temperatura, o chumbo ferveria. A luz refletida de sua superfície sugere que este planeta tenha uma coloração escura, quase negra pela alta concentração de metais pesados em sua atmosfera. Também poderia parecer meio avermelhado, devido ao calor extremo. E é um planeta grande, com 0,38 o tamanho de Júpiter, que serve de medida universal na busca por estes planetas.

MOA-192b
Fonte: SciAm
Onde - constelação de Sagitário
Distância - 1000 anos-luz
Um dos menores exoplanetas já encontrados, com 3,3 Terras, ele orbita uma estrela não muito quente e nem muito brilhante na constelação de Sagitário, o que lhe dá essa aura púrpura. Não se sabe muito sobre ele, mas estima-se que seja semelhante à Terra com relação à temperatura, visto que está próximo de sua estrela que é muito fria, o que o faria ter as altíssimas temperaturas de Vênus, por exemplo.

51 Pegasi b
Fonte: NASA
Onde - constelação de Pégasus
Distância - 48 anos-luz
Este foi o primeiro planeta a ser descoberto orbitando uma estrela semelhante ao nosso Sol. Ele completa uma órbita ao redor de sua estrela em apenas quatro dias, enquanto a Terra leva 365 dias e 1/4. Sua massa é cerca de metade da massa de Júpiter, com temperatura superficial de mais ou menos 1000°C. Para entender porque sua órbita ao redor de sua estrela é tão curta, basta saber que ele está mais próximo dela do que Mercúrio está do nosso Sol. Aliás, na constelação de Pégasus já foram identificados pelo menos 13 novos exoplanetas.

Gliese 436 b
(também chamado de GJ 436 b)
Fonte: NASA
Onde: constelação de Leão
Distância: 33 anos-luz
De tamanho semelhante ao nosso gigante gasoso Netuno, Gliese 436 b, os cientistas acreditam que ele seja de gás e rochas e um tipo de gelo obtido em altas pressões. Ele não deve ser totalmente gasoso pois estima que sua massa seja maior que de Netuno e por isso acreditam que ele tenha componentes rochosos. Os cientistas imaginam que sua atmosfera tenha hélio e hidrogênio e por isso deram essa aparência azulada a ele.

Nem de longe se parecem com aqueles das séries de TV e dos filmes, não?

Sybylla

Fã do futuro e da ficção científica. Geógrafa, professora, blogueira, escritora de FC. Capitã da Frota Estelar. Esperando para voltar para o meu planeta. Leia mais.





Leia esses também...

0 comentários

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Viajantes

Curta no Facebook

❤️


"A ficção científica é um substituto para todos os lugares que eu nunca vou alcançar nessa vida."

James W. Harris