A invasão vai começar!

A pergunta seguinte é por que? Todo mundo já viu em filmes de FC, em séries e em livros que os alienígenas chegam à Terra e o resultado nem sempre é positivo para nós, para não dizer nunca. Mas se formos pensar nos motivos que os fizeram viajar centenas, milhares de anos-luz até aqui, compensaria gastar recursos para invadir nosso planeta? Vários filmes mostraram invasões alienígenas e devo dizer que algumas delas são bem feitas e outras são hilárias. A pior de todas as invasões é do filme Sinais (2002). Uma raça alienígena vem para a Terra para nos usar como alimento e tem alergia à água... Muito estranho!

invasão alienígena



O astrônomo chefe do programa SETI, Seth Shostak, diz que os alienígenas teriam poucos motivos para vir à Terra e tentar conquistá-la. Entre eles podemos destacar dois motivos principais:

  • vieram para encontrar um recurso ausente (ou esgotado) em seu planeta natal (o que não dá para entender visto que muitos elementos que temos aqui são comuns pelo espaço a fora);
  • desejam utilizar os humanos para algum experimento obscuro de reprodução não autorizada (em geral sem usar anestésicos e com meios sádicos de experimentos).

Na ficção científica, tem aqueles que ficam encalhados aqui, sem terem condições de voltar, outro fato estranho. As viagens espaciais, sabemos por experiência própria, são extremamente dispendiosas, custam muito e não é todo mundo que está habilitado para ir ao espaço. Até nas simples viagens de avião pessoas com problemas pulmonares estão restritas. Quanto mais ir a órbita ou para outro planeta, até mesmo para um sistema estelar totalmente diferente. Sendo assim, num universo tão grande, com tantos planetas como a ciência já foi capaz de provar que existem, você teria que estar preparado para eventuais problemas, ter pontos de parada pré-estabelecidos para reabastecer e usar uma tecnologia durável, à prova de falhas.

Uma raça benevolente querendo espalhar uma palavra de amor e união pela galáxia no mínimo quer alguma coisa. É só pensar em V, outra série de ficção científica onde eles queriam nos usar como alimento. O mais interessante é que eles pretendiam causar desequilíbrios políticos ao invés de chegar bombardeando tudo do alto. Pelo menos foram espertos em se mostrar bonzinhos no começo. Raças alienígenas inteligentes têm algo mais que tecnologia. Os animais predadores são conhecidos pela inteligência que é necessária para caçar. O ser humano é um destes animais. Todos eles possuem olhos na frente da cabeça, agilidade, cérebros grandes e atos de predador. Estratégias avançadas são desenvolvidas por estes animais, portanto quem garante que uma força extraterrestre também não teria essa característica?

Uma invasão alienígena baseada nestes motivos apenas expressa nossos próprios medos primitivos que acompanham a raça humana há mais tempo que podemos imaginar:

  • abandono;
  • escassez de recursos;
  • dor e mutilações;
  • privação da liberdade;
  • medo de nunca voltar para casa e;
  • o esquecimento.

Não temos como garantir que nenhuma raça alienígena potencialmente poderosa e passional viesse até a Terra, mas é altamente improvável que um evento como esse aconteça. Já ficou mais que provado que existem planetas na vastidão do universo, maiores do que o nosso, possivelmente com tantos recursos quanto o nosso.

E a curiosidade, fica onde? O ser humano por natureza é curioso, explorador, gosta de desbravar novas terras por N motivos, o que gerou todo o tipo de desastres, choque de civilizações e genocídio. O que garante que outras raças não sejam curiosas também? Vamos pensar pela perspectiva de uma raça avançada que viaja pelo universo e o conhece muito bem. Ela nos observaria primeiro, tentaria entender nossa biologia e como nos organizamos e se valesse à pena, quem sabe mandasse uma sonda para ver de perto.

Mas chegar ao ponto de invadir e nos pilhar, fazer experiências pelo puro prazer sádico... Isso parece com algo que nós faríamos, mas não uma raça que provavelmente terá resolvido esses problemas passionais e que possui reservas de elementos em outros lugares. No lugar deles eu pensaria: "Deixe esse povo para lá, vão ser extintos logo...".

Porém, alguém pode dizer que os alienígenas foram atraídos para a Terra devido às nossas transmissões. Ouvimos transmissões de fora o tempo todo, nem sabemos se são de uma civilização alienígena, mas se uma raça pode nos ouvir de algum planeta lá fora, sendo que mandamos sinais há pouco mais de cem anos, devemos assumir que eles são muito mais avançados do que nós.

E uma civilização mais avançada, que existe há milhares de anos a mais do que a nossa, capaz de viajar pelo espaço com rapidez, com certeza teve a capacidade de resolver todos os seus problemas e não precisaria gastar recursos em montar um exército planetário para nos invadir. Nossa biologia frágil não nos habilitaria nem para escravos.

E se eles chegassem de verdade? Em Independence Day, eles lançam uma ogiva nuclear contra uma das naves e obviamente que não deu certo. Não é só coisa de filme. Viajar pelo espaço é dispendioso porque precisamos manter nossa atmosfera para poder sobreviver. E o espaço está recheado de radiação perigosa. Uma nave que consegue viajar milhares de anos-luz com certeza já resolveu esse problema, portanto um ataque nuclear contra eles apenas pioraria nossa situação já precária. Podemos perceber que o evento, apesar de improvável, seria um desastre completo para nós.


Resumindo, os escritores de ficção científica continuarão criando suas brilhantes obras, criando raças alienígenas, entretendo e ensinando sobre ciência, mas estamos bem seguros no nosso cantinho da galáxia. Se alguma coisa vai nos destruir, será um evento que não podemos controlar ou nossa própria ignorância.

Até mais!

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)