Pular para conteúdo Pular para navegação

Sons do espaço sideral

Parece nome de série de TV dos anos 60, mas é verdade, o post de hoje traz sons captados por sensores terráqueos do que acontece lá fora. Mas calma, isso não quer dizer que os marcianos estão chegando, nem que uma nova sinfonia foi composta em Orion, são apenas sons comuns que vagam pelo espaço e são captados por aqui. Aliás, 1% do chuvisco da sua televisão é ruido de fundo do espaço (você nem sabia que recebia sinais de fora não?).




Música solar
Captado pela sonda SOHO (ESA/NASA)- o vídeo mostra as vibrações de baixa frequência produzidas por nossa estrela. Veja o vídeo até o final, onde a sonda compactou milhões de horas de observação em alguns segundos.





Canto do amanhecer
Captado pelo WBD (Wide Band Data ESA) - Elétrons de alta energia são capturados pelos cinturões de radiação do planeta e são acelerados pelo campo eletromagnético, produzindo um som característico.



Encélado
Captado pela sonda Cassini-Huygens(ESA/NASA/ASI) - quando sobrevoou a atmosfera do satélite natural de Saturno, Encélado, a sonda captou ondas ionizadas na vizinhança, resultado da flutuação do campo magnético de Saturno.




Chuva de meteoros
Captado por cientistas da ESA em novembro de 2000 na chuva de meteoros de Leônidas - quando um meteoro passa por nossa atmosfera, ele costuma deixar uma trilha de partículas ionizadas e esta trilha reflete sinais de rádio de alta frequência para estações no mundo todo, por apenas alguns segundos até ser dispersada.



R2D2 da aurora
Captado pelo WBD (ESA) - a Terra gera e emite rádio. E o mais intenso fenômeno desta natureza é conhecido por AKR, algo como radiação quilométrica auroral, que acontece na chamada zona de aceleração (numa altura três vezes maior do que o raio do planeta, na direção dos polos). Ao captar os sons da "aurora", os cientistas notaram como era semelhante ao som do simpático R2D2 de Star Wars. 




Trilha sonora de ficção científica
Dex'n'Stars, por Dexterz - para finalizar, achei essa música a cara de uma saga de ficção científica. Ela foi composta pelo grupo Dexterz (Júnior e família Lima) e apresentada no programa Estrelas.



Créditos da Agência Espacial Europeia (ESA) e da NASA.
Editar o post
Comentários
Momentum Saga © 2010-2014 | Designed by Marta Preuss | Modified by Sybylla | Proudly powered by Blogger