Blogagem Coletiva - Dia do Orgulho Nerd!


Este post tem como objetivo comemorar o Dia do Orgulho Nerd, hoje dia 25 de maio. Sim!, o dia daquele povo que fala coisas que muita gente não entende e se recusa a entender, aquele povo que entende das coisas que muitos não entendem.

O nerd vem passando por uma evolução. O termo cunhado nos círculos tecnológicos das universidades sempre foi meio estereotipado. Não que o estereótipo seja algo errado, ele é apenas incompleto. Ser nerd não é pertencer a uma tribo urbana, não é pertencer a algum tipo de subcultura. Os emos, punks, clubbers, torcedores fanáticos pertencem a um grupo específico que é facilmente identificável por roupas, modo de falar, a aparência, mas em geral são fases, em especial da adolescência. Alguns permanecem nestes grupos para sempre, de forma mais atenuada ou não, porém restritos ao seu grupo, com peculiaridades próprias do mesmo.



Já ser nerd não é só uma fase. É um estilo de vida, uma escolha que às vezes nem é consciente - como foi o meu caso. Não dá para identificar um nerd andando na rua a caminho do trabalho, a menos que esteja vestido de oficial da Frota Estelar. O nerdismo possui código próprio na linguagem, nas escolhas culturais (como ficção científica e fantástica, animes, RPG computação e tecnologia) e em certos aspectos que muitos julgariam infantis, como o gosto por videogames, brinquedos e desenhos animados. Para alguns chega a ser uma bobagem gostar disso quando já se é adulto, para o nerd é energia vital, mojo.

Muitos também confundem CDF com nerd. Mas o CDF é aquele garoto, em especial no ensino fundamental, que vai bem na escola, tira notas altas enquanto os nerds nem sempre são super gênios e até repetem de ano.  Acho que a melhor definição para o que é ser nerd é a que o personagem principal do filme A Vingança dos Nerds (1894) fez. Ele diz que Nerds são pessoas que não têm vergonha de se assumir como são e que não se importam com o que as pessoas acham. Eu gosto de Lego, Stargate, Star Trek, de blogs e jogos para PC e não tenho problema em admitir isso.

Nerd tem vida social, nerd namora, nerd casa, não somos uma raça que evoluiu em paralelo com o Homo sapiens, apenas nos diferenciamos por curtir coisas que hoje em dia podem até ser chamadas de fora de moda, mas nada pode nos definir mais do que essas "velharias", coisas que possuem identidade, propagam conhecimento e são muito divertidas. Nem todo nerd é geek mas todo geek com certeza é nerd. O geek é mais devotado à tecnologia e sua compreensão do que o nerd, que é mais sociável. Ser NERD é possuir um código de cultura comum e indiferença a normas e padrões sociais vigentes, fugir do lugar comum, mesmo que isso não seja refletido no espaço geográfico, visto que o espaço dos nerds costuma ser mais virtual (não significando apenas os computadores, mas os universos ficcionais que também são virtuais).

Por isso, o orgulho de ser NERD, o orgulho de ser incompreendido e invejado por muitos. Comemore o seu dia, nerd, merecemos!

Este post foi selecionado pelo Paperblog para comemorar a data e Sybylla foi escolhida a autora do dia.

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)