Imagens de Mercúrio no Google Earth

sexta-feira, abril 01, 2011

No espaço desde 2004, a sonda Messenger chegou a Mercúrio (o mensageiro dos deuses, Messenger, pegou?) e começou a enviar imagens de sua superfície e dados muito interessantes. Ele parece ser um pouco maior que a Lua e completamente sólido, até seu núcleo.

Clique e veja as imagens recentes.


Além disso, é possível visualizar as imagens do planeta pelo Google Earth. Se você ainda não tem, faça o download no ícone ao lado. Concordando com os termos e baixando, a instalação é super rápida. Aliás, como boa geógrafa, sou fã do GE.

Em seguida, baixe o arquivo de origem de Mercúrio e com o Google Earth aberto, abra o arquivo que você salvou em sua máquina.

Pronto, agora é só explorar!

OBS:
para as sua navegação não ficar prejudicada, siga algumas dicas:
  • Desative todas as camadas relacionadas à Terra no painel à esquerda, lá embaixo.
  • Desative a Atmosfera embaixo do menu de visualização no topo do menu.
  • Em Lugares, no painel esquerdo acima, certifique-se que os arquivos de dados de Mercúrio e os dados relacionados estão ambos selecionados.
  • Crateras já nomeadas e outras feições de Mercúrio estão marcadas por círculos.
  • Imagens relacionadas à sonda Messenger estão marcadas com uma pequena imagem de uma nave.
  • Clique em qualquer imagem para mais informações.

OBS 2, o Retorno:
Por favor, por favor mesmo, pelo amor de Sybylla, nunca, mas nunca fale FOTO DE SATÉLITE, o correto é IMAGEM DE SATÉLITE. Para você tirar uma FOTO, é necessário ter um filme fotográfico que será queimado pela ação da luz (FOTO=LUZ). Os satélites e sondas espaciais captam IMAGENS, como as câmeras dos celulares e as digitais. Para exemplificar:

FOTO de satélite
IMAGEM de satélite

Outra coisa muito legal que eu recebi por email foi a Escala do Universo. Ao acessar o link, perceba que tem uma barra de navegação. Mexendo nela, é possível ver todas as escalas no universo conhecido e é aí que a gente percebe o quanto somos pequenos...

Sybylla

Fã do futuro e da ficção científica. Geógrafa, professora, blogueira, escritora de FC. Capitã da Frota Estelar. Esperando para voltar para o meu planeta. Leia mais.





Leia esses também...

0 comentários

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Viajantes

Curta no Facebook

❤️


"A ficção científica é um substituto para todos os lugares que eu nunca vou alcançar nessa vida."

James W. Harris