Hubble e Saga fazem aniversário

domingo, abril 24, 2011

O Saga completou agora no dia 22 de abril um ano de existência e hoje, dia 24, o telescópio espacial Hubble chega à maioridade e completa 21 anos e não podíamos deixar este símbolo da astronomia de fora.

Siga a Sybylla no Twitter - @Sybylla_

O telescópio espacial Hubble foi lançado em 24 de abril de 1990 pelo ônibus espacial Discovery com o objetivo de trazer até nós imagens do universo e assim colaborar para sua compreensão. O sonho de enviar um telescópio para órbita terrestre era antigo, remontando desde os anos 40, mas esbarrou em questões tecnológicas, políticas e principalmente econômicas para sua implementação, com muitos cortes no orçamento da parte do governo norte-americano. O Hubble simboliza um avanço na tecnologia, na capacidade do ser humano de criar e superar dificuldades, de querer compreender os mistérios que o cercam, tanto que ele começou a ser construído e elaborado nos anos 70 e 80, para só em 1990 ser lançado. Os espelhos do telescópio foram iniciados em 1979, pois precisavam ser polidos e lisos com precisão milimétrica. O programa de controle do sistema só ficaram prontos por volta de 1986. Ou seja, havia muitos motivos para dar errado... E deu! Logo após o lançamento e sua fixação em órbita, as primeiras imagens causaram uma grande decepção. Elas estavam borradas, sem o nível de detalhes que tantos queriam ver.

ANTES                                               DEPOIS

A NASA e o próprio telescópio foram alvos de muitas piadas e assim que foi possível, uma nova missão foi enviada para corrigir o míope Hubble. Novamente, uma superação tecnológica de realizar reparos em pleno espaço. Novas ferramentas foram criadas para o trabalho, todo um treinamento diferenciado foi feito para os astronautas poderem trabalhar. Missões seguidas levaram e trocaram equipamentos, corrigiram órbita, tudo para dar ao precioso Hubble uma sobrevida. Era planejado que ao fim de sua vida útil ele fosse trazido de volta à Terra, mas com a aposentadoria dos ônibus espaciais, é provável que isso não aconteça. O Hubble popularizou a ciência, fez aparecer nos telejornais e revistas imagens impressionantes de galáxias, nebulosas, estrelas e planetas e aumentou o conhecimento astronômico, planetário e cosmológico confirmando e pondo em dúvidas teorias científicas.

Como presente do Hubble e do Saga, fica a imagem que comemora os 21 anos do lançamento deste símbolo científico e uma lembrança de que nada é impossível, apenas demora mais para acontecer.

A imagem mostra uma grande galáxia espiral, chamada de UGC 1810, com um disco distorcido, ganhando o formato de uma rosa. A distorção se deve à atração gravitacional de maré da galáxia companheira logo abaixo dela, conhecida como UGC 1813.

MATERIAL DO HUBBLE

Veja uma contribuição do telescópio na compreensão sobre as nebulosas planetárias.




Clique e veja a galeria completa de imagens por tipo:


Atualizado - 25/04/2011

Por Marco Hundsdorfer, um lindo tributo ao telescópio Hubble.



Você sabe por que o nome do telescópio é Hubble? Não? Clique aqui então.

Sybylla

Fã do futuro e da ficção científica. Geógrafa, professora, blogueira, escritora de FC. Capitã da Frota Estelar. Esperando para voltar para o meu planeta. Leia mais.





Leia esses também...

0 comentários

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Viajantes

Curta no Facebook

❤️


"A ficção científica é um substituto para todos os lugares que eu nunca vou alcançar nessa vida."

James W. Harris