Alienígenas curiosos e impossíveis

segunda-feira, abril 25, 2011

Ah, os aliens... O que seria da ficção científica sem os alienígenas ou ETs? Praticamente todo filme de FC tem ao menos um tipo deles. Mas mesmo que a imaginação dos roteiristas e escritores seja fértil, praticamente todos eles têm duas características que não sabemos ser possível de ocorrer mais de uma vez pelo universo: são bípedes e de forma humanóide. Por motivos óbvios, quando a gente escreve sobre algo que não existe, procuramos similaridades em nossa memória e baseamos em coisas que existem, mesmo que sejam exóticas. Além disso, é mais fácil de fazer a maquiagem destes aliens nos filmes e nas séries do que apelar para a computação gráfica o tempo todo. As séries e filmes já nos apresentaram vários tipos de alienígenas, com muitas características, alguns muito simpáticos, outros nem tanto, mas praticamente todos eles absolutamente humanos. E quase impossíveis de existir, baseado na ciência e no conhecimento que temos hoje. Vamos ver alguns para tentar entender:

Siga a Sybylla no Twitter - @Sybylla_


SPOCK
Um dos mais conhecidos alienígenas da televisão, ele é o melhor amigo do capitão Kirk, em Jornada nas Estrelas. O ser lógico e desprovido de sentimentos vive dividido em dois mundos: o vulcano e o humano. O lado passional e explosivo do Homo sapiens acaba com a natureza lógica que expurgou os sentimentos da vida vulcana. Mas para que houvesse um cruzamento entre duas raças alienígenas, é preciso haver similaridades genéticas espetaculares. Primeiro, a diferença na cor do sangue mostra que os vulcanos não possuem hemoglobina, que por carregar ferro dá ao nosso sangue a cor avermelhada. Spock e seus parentes têm sangue verde... que tipo de catalizador de oxigênio ele usa, cobre? E com relação à sua mãe humana. Mesmo na Terra, quando animais de espécies diferentes se cruzam - não importa se são da mesma família - a segunda geração é infértil. Tigres e leões, burros e cavalos, quando geram um descendente, pode acontecer de este gerar uma cria, mas a próxima certamente será infértil. Neste caso, se aplicarmos as mesmas leis que geraram Spock, Uhura vai ter que pensar numa futura adoção.


LONDO MOLLARI
Um dos meus favoritos. Beberrão, farrista, irônico, patriota, capaz de tudo para atingir seus objetivos mas também capaz de atos de benevolência, muito provavelmente para benefício próprio. Londo é da raça Centauri, que assim como Vulcano, fica bem perto da Terra e foi a raça que fez o primeiro contato com os humanos em Babylon 5. Quem já assistiu a série e lamentavelmente no Brasil foram poucos, não deve ter deixado de perceber a grande semelhança dos Centauri com o Império Romano, até mesmo na estrutura política, onde eles possuem um imperador. Mas Londo é humanóide demais na aparência. Os centauri possuem dois corações, onde um deles é responsável pela filtragem do sangue, possuem algum tipo de tentáculo nas costas e o sangue é vermelho, sinal de que possui hemoglobina e que processa o oxigênio da mesma forma que nós. Seu planeta é praticamente igual ao nosso, o que pode explicar as semelhanças, mas não tamanhas semelhanças. Mais uma vez, a impressão que dá é que eles são descedentes de humanos ou nós deles.


ALIEN
Um dos alienígenas que tirou o sono de muita gente, ele tem uma aparência estranha e com características bastante exóticas e diferentes do que temos na Terra. Baseado nos desenhos de HR Diger, ele não tem olhos, tem uma cabeça desproporcional e alongada, baba, se desenvolve dentro de um hospedeiro e tem um apetite voraz por matança. Além disso ele tem uma carapaça super resistente e sangue ácido, que corroi até metal. Eles vivem num sistema de colmeia, com uma rainha que dá origem aos ovos, que geram aqueles agarradores, que depositam os ovos nos hospedeiros. É interessante que ele foge um pouco dos modelos de alienígenas que normalmente vemos. Quando o encontram pela primeira vez, é numa nave de uma outra raça que também teve problemas com eles, o que significa que eles são versáteis e se instalam em outras espécies e acabam assumindo características genéticas deles, como quando o alien gestou dentro de um cachorro e quando a rainha assumiu características humanas ao se desenvolver na Ripley. Isso mostra a incrível capacidade genética de se adaptar aos novos ambientes. E se olharmos a carapaça ultraresistente dele, podemos imaginar que o ambiente original do alien era muito hostil para que sua biologia o protegesse desta forma. Mas a questão do sangue ácido é o que intriga, pois que tipo de solvente ele teria no sangue? O nosso solvente universal é a água. Se o sangue dele é ácido em contato com os materiais, inclusive a nossa pele, que tipo de solvente ele deve usar? Só posso pensar que ele foi construido por engenharia genética pelos Predadores para diversão.


GOA'ULD
Quem é fã de Stargate sabe quem são esses caras. Larvas simbióticas, elas precisam viver dentro de um hospedeiro, entrelaçando-se nas coluna vertebral e escravizando o sistema nervoso, suprimindo a personalidade do hospedeiro para sobressair a sua (diferente dos To'kra, que convivem em paz com seu parceiro humano). Egoístas, arrogantes, sedentos de conquista e poder, os Goa'uld se desenvolveram em lagos no planeta P3X-888 e em algum momento começaram a usar corpos de outrem para habitar. Ao encontrar com os seres humanos, parece que o casamento foi perfeito. Eles são difíceis de extrair (pelo menos com a nossa tecnologia) e podem matar o hospedeiro na tentativa. Possuem um controle mental poderoso e o conhecimento acumulado de eras os torna uma grande ameaça à segurança planetária. Assim como o alien acima, ele precisa ser muito versátil para poder coabitar corpos diversos, portanto sua biologia deve ser extremamente avançada. Ou foi um acaso muito grande da evolução que criou este tipo de criatura, visto que o universo é muito grande e vasto isso pode ser possível, ou ele foi gerado geneticamente por outra raça.


GREY ALIEN
A imagem mais difundida de um alienígena é essa, com certeza. Ele aparece em Arquivo X, Stargate, Babylon 5, no Caso Roswell, nas abduções e parece ter entrado em contato com alguns humanos (dizem os místicos). Mas de onde surgiu este ser? Foi por que alguém realmente o viu? O histórico pode ser encontrado em HG Wells, um dos precursores da FC, em seu artigo "Man of the Year Million", escrito em 1893, onde ele alega que os humanos se tornaram uma raça com pele cinza, magrela e com uma grande cabeça. No livro "The First Men in the Moon", também de Wells, ele descreve os nativos como tendo pele cinza, cabeça grande, olhos pretos e largos.
Em 1933, o sueco Gustav Sandgren, usando o pseudônimo de Gabriel Linde, publicou um romance de ficção científica chamado Den Faran Okanda (O perigo desconhecido), onde descreve uma determinada raça de extraterrestres: "(...) as criaturas não se assemelham aos seres humanos. (...) Eles são baixos, mais baixos do que a média japonesa, e suas cabeças eram grandes e carecas, testas quadradas, e narizes e bocas muito pequenos, queixos e olhos fracos. (...) Eles vestiam roupas feitas de tecido macio e cinzento, e seus membros parecem ser semelhantes aos dos seres humanos."
A imagem realmente se difundiu quando casos de abdução se tornaram populares, em especial após o caso Roswell, onde supostamente um OVNI caiu e o governo norte-americano ficou com os destroços e corpos. Teorias mil já surgiram sobre quem seriam eles, mas tudo indica que são apenas fruto de nossa fértil imaginação. Tem gente que já os classificou em várias raças que estão aqui por alguma razão sádica, raptando e torturando humanos ou agindo em nossa genética. A coisa atingiu tal patamar que deu origem aos aliens nórdicos (nordic aliens), que chegaram a basear um culto estranho chamado Tempelhofgesellschaft, na Áustria. Eles dizem que a raça ariana (aquela mesma dos nazistas), teria sido originada dos Atlantis, que vieram da estrela Aldebaran, na constelação de Touro (como provariam certos documentos sumérios). Eles tiraram sua energia do sol negro e poderoso de Aldebaran (!) e teriam a missão divina de comandar outras raças. Ou seja, é a ideologia nazista misturada com a teoria do destino manifesto.

Seja qual for o trabalho minucioso dos autores de FC, é bem provável que no futuro encontremos muitas bactérias, amebas, algas e algum tipo de inseto e plantas exóticas, do que raças alienígenas desenvolvidas que viajam no espaço, geneticamente semelhantes a nós e com desejo sexual de vir à Terra. Mas como dificilmente Hollywood pensa em ensinar, e só entreter, vamos nos divertir muito ainda.

Sybylla

Fã do futuro e da ficção científica. Geógrafa, professora, blogueira, escritora de FC. Capitã da Frota Estelar. Esperando para voltar para o meu planeta. Leia mais.





Leia esses também...

0 comentários

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Viajantes

Curta no Facebook

❤️


"A ficção científica é um substituto para todos os lugares que eu nunca vou alcançar nessa vida."

James W. Harris