Planeta X, um fascínio ou um delírio?

Um site do qual assino o Feed há muito tempo é do Inovação Tecnológica. Os boletins sempre trazem ótimas notícias, falando de ciência e tecnologia sem ser chato ou aquele que só enche linguiça sobre o assunto. São notícias variadas, mas as que mais me interessam são aquelas sobre astronomia e espaço.




Recentemente recebi uma notícia dizendo que o planeta X, ou Nêmesis, deve ser real, de acordo com evidências do observatório espacial Wise, que andou captando imagens em infravermelho que sugerem a existência deste misterioso corpo celeste numa região do sistema solar chamada de Nuvem de Oort.

Alguns cientistas sempre afirmaram a existência deste planeta misterioso nesta região do nosso sistema solar, pois a órbita de alguns corpos desta área são alteradas. Elípticas demais ou curtas demais, sugerindo a presença de um corpo de grandes dimensões, como um planeta. A tal nuvem, para quem não sabe, é como uma casca de objetos rochosos e gelo que envolve todo o sistema solar e de onde cometas são arremessados na direção dos planetas interiores. Sedna é um corpo solar desta área e Plutão deve ter sido arrancado da nuvem pela gravidade de Netuno.

O que acho interessante é a falta de conhecimento do nosso próprio "quintal". Tenho lido sobre a hipótese do planeta X já há muito tempo e chegaram a sugerir que Sedna fosse o bendito. Se ele existir mesmo, deve ser muito frio, mais até que Plutão. Ninguém sabe se realmente é um planeta, mas a perturbação nas órbitas dos objetos da nuvem podem jogar cometas e meteoritos no nosso caminho.

Isso mostra o quão vulnerável é a existência da Terra e da vida dentro dela, e como a gente se importa pouco (ou não se importa) com o destino que estamos dando para ele. Todo o furor dos ambientalistas pode ser em vão se um objeto celeste do Armageddon cair nas nossas cabeças. O que podemos fazer?

Nuvem de Oort

Ao contrário do Cinturão de Kuiper, que é um anel no mesmo plano orbital dos planetas, a Nuvem de Oort parece ser uma esfera de rochas espaciais, prontas para virarem cometas, ao redor de todo o Sistema Solar.

Nuvem de Oort

Além disso, o planeta X é sempre o alvo do pessoal que acredita que o fim do mundo está chegando, pois ele é a arma que vai aniquilar com todo o planeta, transformar as pessoas em zumbis ou liberar o mundo das trevas sobre nós. Não podemos esquecer que mesmo no passado geológico da Terra existiram eventos catastróficos e ainda assim a vida prosperou. Ou seja, são eventos cíclicos e a pergunta que resta não é se a vida na Terra vai acabar, mas quais organismos permanecerão.

Até mais!

Leia também:
Where's Planet X? NASA Space Telescope Discovers Thousands of New Stars, But No 'Nemesis'

Form for Contact Page (Do not remove)