Ficção científica em livros e na escola

quinta-feira, janeiro 20, 2011

Sempre fui leitora compulsiva. Até bula de remédio vai num dia monótono. Mas se tem uma coisa que me frustra é ver a ausência da ficção científica tanto nas livrarias quanto nas escolas. Vejo que muitos alunos têm o costume e o prazer da leitura, mas eles já rotularam esse gênero como coisa de nerd, de chato, de crânio. E o que eles conhecem, é somente nos filmes.

Siga a Sybylla no Twitter - @Sybylla_



Então, um dia, para tentar inverter a mente de um aluno meu, emprestei-lhe Neuromancer, de William Gibson, para mim um dos melhores livros de ficção científica de todos os tempos. Lembro que vi um resumo sobre ele na revista Superinteressante (numa época longínqua onde ela era interessante!) e assim que consegui uma grana, comprei o bendito. E fiquei encantada com a qualidade da descrição dos cenários, o mundo caótico onde a tecnologia é barata e banal, ao acesso de qualquer um. Poluído, pervertido, tecnológico e decadente, pouco diferente do nosso mundo atual. Nem devo dizer que o aluno viajou na visão de Gibson, né?

Empolgada por livros do gênero, acabei lendo O Fim da Infância, do Arthur C. Clark... e me deu sono! Admiro as ideias do cara, li outros livros seus, mas esse me deixou num tédio que me obriguei a terminar de ler. Passa longe de 3001, que é muito mais interessante.

Outro autor que acho que uma das maiores mentes dos dois últimos séculos é Isaac Asimov. O primeiro livro dele que li foi O Homem Bicentenário e de repente me peguei pensando no que nos faz realmente humanos. O que define essa nossa característica peculiar? Nossas criações podem se considerar humanas, por que fomos nós que as criamos?

Esse dilema seria ótimo de se tratar nas escolas, mas não é o que vejo. Vejo sistema e professores empurrando velhas obras de literatura, que possuem sim seu valor, mas que no mundo atual precisam de uma renovada. Os jovens precisam de uma visão diferente do mundo para onde estão se dirigindo. Talvez esses livros conseguissem mostrar um horizonte totalmente novo.

E você, o que acha da ficção científica sendo usada na escola? Vale à pena?

Até mais!

Leia mais:
Ficção científica para problematizar o mundo

Sybylla

Fã do futuro e da ficção científica. Geógrafa, professora, blogueira, escritora de FC. Capitã da Frota Estelar. Esperando para voltar para o meu planeta. Leia mais.





Leia esses também...

0 comentários

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Viajantes

Curta no Facebook

❤️


"A ficção científica é um substituto para todos os lugares que eu nunca vou alcançar nessa vida."

James W. Harris