Distrito 9 - Uma ótima crítica social

sábado, setembro 18, 2010

Recentemente assisti a esse filme, sem saber ao certo o que esperar, pois não tinha lido críticas nem a sinopse. Mas, por ser de Peter Jackson, o mesmo cara dO Senhor dos Anéis, eu pensei que devia ver. E não me decepcionou, pois deixou um gostinho de quero mais no final.



Uma nave alienígena imensa paira sobre a África do Sul. Em meio ao rebuliço geral, as autoridades decidem invadir e encontram alienígenas doentes, sucumbindo à alguma enfermidade que, ao que parece, não acomete seres humanos. Ilhados na Terra, sem ter como voltar para casa, eles são alocados em campos pobres e insalubres, favelas mesmo, morando em barracos, disputando comida e vivendo à mercê de gangues e aproveitadores.

distrito 9

O que realmente chama a atenção é que a ação se passa na Terra, e não fora como costumamos ver. Toda a franquia Alien, por exemplo, se baseia nessa premissa. Eles já estão aqui, encalhados, sem poder voltar. Ainda mais interessante é o tratamento dado a eles. Os humanos querem as armas, a tecnologia e tratam os aliens muito mal, nada que um jovem negro da periferia nunca tenha experimentado na pele ao ser parado pela polícia apenas por ser jovem e negro.

Porém, é o mesmo tratamento dado aos humanos que são todos nativos. Temos, enfim, uma ficção científica que resgata a crítica social tão esquecida neste gênero rico e diverso. Nossos "irmãos" vivem em condições como aquelas em países ditos desenvolvidos. Há todo um paralelo a ser traçado entre a nossa civilização com o que acontece em Distrito 9. A exploração do mais forte, a insurreição, toda a podreira da sociedade. É um filme que, enfim, não ofende a inteligência do público com cenários impossíveis, pois tudo ali é muito familiar. Nós vemos aquilo, as pessoas vivem daquela maneira, sendo escorraçados pelas autoridades e impossibilitados de revidar.

Vale a pena assistir e ter em casa. Quem quiser ver o trailler, manda ver.


Até mais!

Sybylla

Fã do futuro e da ficção científica. Geógrafa, professora, blogueira, escritora de FC. Capitã da Frota Estelar. Esperando para voltar para o meu planeta. Leia mais.





Leia esses também...

0 comentários

Viajantes

Curta no Facebook

❤️


"A ficção científica é um substituto para todos os lugares que eu nunca vou alcançar nessa vida."

James W. Harris