Alienígenas?

Volta e meia, fuçando nos rincões da interent, me deparo com textos sobre alienígenas e as várias conspirações que existem a respeito. Ainda que cientistas discutam a sério sobre a possibilidade de vida, para muitos eles já estiveram por aqui.

ufo


Fui cair em um site esses dias porque pesquisava imagens de alienígenas para algum texto. Curto muito a arte digital e vejo às vezes coisas muito boas que acabo baixando. Era uma daquelas manjadas figuras de alienígenas, corpo cinza, cabeção, olhos negros e sem pálpebras, boca quase inexistente. E até o nome da raça tinha, dizendo que eram os Greys. Bom... se tem uma coisa que evidentemente as pessoas não sabem é sobre vida fora da Terra e agora têm gente dando nomes para as raças que a visitam!

Se me perguntarem se acredito na vida fora da Terra, eu digo que sim. O Universo é cheio de vida, seria incoerente não existir. Somos prova disso afinal de contas. Por que só a gente? No entanto, algumas pessoas, não sei porque, começam a supor que eles seriam anjos enviados ao planeta para nos salvar da miséria, da doença, da guerra, etc, etc, numa infindável cyberabobrinha que sinceramente, é revoltante e muitas vezes engraçado. Tem gente que vai para a televisão falar isso! Eles até formaram uma espécie de convenção galática para cuidar da planetas pouco desenvolvidos como nós. E que teriam como missão salvar a nossa raça, como se fossemos algo extremamente importante para o universo inteiro.

Essa é só uma maneira de tentar colocar de volta a raça humana num lugar importante na "criação", coisa que Giordano Bruno, Copérnico e Galileu nos tirou há muito tempo. Não digo que a raça humana não tenha importância, mas nos falta a humildade de admitir que o universo se vira muito bem sem a nossa presença e vai continuar existindo conforme o pó de nossos ossos se espalham por aí.

Quanto aos alienígenas... se existe vida, não tenho dúvida de que exista. Ela é versátil, ela aparece em locais na Terra que pareceria impossível e com certeza fervilha por aí. Mas quanto a raças evoluídas e que façam contato conosco, aí é outra parte do bolo que não temos direito a comer. Se elas existem, acredito que estejam tão distantes que um contato seria impossível. Vejo por exemplo Jornada das Estrelas - da qual sou fã incondicional - ou então Babylon 5, e acho um exagero que todas as raças sejam bípedes, com olhos, boca, cabelos, estrutura do corpo exatamente iguais às nossas e convivendo conosco numa boa! A gravidade é a mesma, os hábitos alimentares são os mesmos, até podem copular entre si, veja o Spock.

Se for para fazer uma comparação de séries de televisão que exploram a ficção científica mas com bases mais realistas, acho que Battlestar Galactica seria uma visão promissora para nosso futuro, ou quem sabe Alien, com aquele bicho babão e sanguinário que nos usa como encubadora. A questão é que não podemos querer inventar coisas sobre as quais nada sabemos. Se uma raça alienígena está visitando a Terra, duvido muito que seja para nos ajudar. O que foi que o ser humano fez para seus semelhantes até hoje? Basta analisar nossa história para ver que o forte sempre domina o fraco e muitas vezes o aniquila completamente ou o subjuga. Uma raça alienígena nem sempre pode ser boazinha.

Um filme muito interessante sobre esse ponto de vista do mais forte e do mais fraco é O Dia em que a Terra Parou, a nova versão com o Keanu Reeves no papel do alienígena. Eles disseram que a Terra não era dos humanos e eles estavam ali para varrer a raça antes que o planeta acabasse por nossas ações. Mesmo com o apelo ambiental, ele mostra que somos completamente incompetentes para manter contato com uma raça de fora e mesmo que mantivéssemos, sempre haveria competição, maus entendidos, medo irracional.

Distrito 9 também é interessante. Eles param aqui porque não tinham outro lugar para ir devido a um problema na nave. Será que estamos assim tão isolados de todos para que ninguém queira vir aqui? Não sei... mas às vezes penso como eu reagiria se estivesse do lado de fora e começasse a analisar essa raça violenta e primitiva que habita esse planetinha esquecido, vendo como tratam uns aos outros, como se aniquilam, como envenenam a própria água e o ar, como dão pouca importância ao que é absolutamente necessário. Eu teria vontade de vir para um lugar desses pra fazer o que? Pergunta boa essa...

Até mais!

Mais vendidos da Amazon

Form for Contact Page (Do not remove)